A Globo acelerou as gravações externas da novela "Um Lugar ao Sol" , próxima inédita na faixa das nove, mas teme ser necessário adiar a estreia mais uma vez por conta da pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o folhetim de Lícia Manzo iria entrar no ar em maio do ano passado. Segundo o colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (4), a ideia da emissora carioca é lançar "Um Lugar..." com 70 capítulos prontos e gravar ao máximo fora dos estúdios.
Só a partir daí os trabalhos no antigo Projac seriam reforçados na trama que tem Cauã Reymond interpretando gêmeos que crescem separados, mas trocam de lugar quando um deles, Christofer/Renato, é assassinado ao ser confundido com seu irmão, Christian. Isso porque a Globo temia um endurecimento das medidas restritivas na capital, algo que acabou se concretizando logo pela manhã. Na cidade, a circulação estará proibida entre 23h e 5h e alguns serviços serão paralisados às 20h.
A nova previsão de estreia de "Um Lugar ao Sol" é dia 12 de abril e o último capítulo em 1º de outubro, dando espaço para "Pantanal", que já tem sua protagonista. "Está mantida sim a previsão que 'Um Lugar ao Sol' estreia após 'Amor de Mãe'. Estamos acompanhando os desdobramentos da pandemia com muita responsabilidade", disse a Globo à publicação. Por sua vez, "Amor de Mãe" só volta a exibir os 23 capítulos finais e inéditos no dia 15.
Ao mesmo tempo, a emissora já estaria estudando uma terceira reprise no horário nobre após "Amor de Mãe" caso não seja viável por "Um Lugar ao Sol" no ar. "Império" (2013) e "Amor à Vida" (2014) circularam como favoritas no ano passado.
O colunista afirma que a Globo enfrenta ainda o impasse de outra reapresentação por motivos de audiência. No elenco houve uma substituição: Reginaldo Faria, 83 anos, deu lugar a José de Abreu, de 74, por conta da idade.
Convém lembrar que na faixa das seis, "Nos Tempos do Imperador" foi anunciada para março de 2020 e agora não tem nova previsão de estreia. Com isso, voltaram ao ar "Novo Mundo", "Flor do Caribe" e, desde segunda, "A Vida da Gente", folhetim que narra a história da tenista Ana (Fernanda Vasconcellos).
Já no horário das sete, "Salve-se Quem Puder" vai ser reprisada na íntegra. Só depois que irão ao ar os 53 capítulos finais. Com isso, a emissora toca as gravações de "Quanto Mais Vida Melhor". Já a nova temporada de "Malhação" antes prevista para 2020 ficou para 2022.
(por Guilherme Guidorizzi)