Em 1989, 'Tieta' trouxe uma novidade para os moradores de Santana do Agreste, e, para muitos brasileiros também, fora da trama da Globo. Em cena que vai chocar os personagens da ficção, o aparelho de televisão será apresentado para todos, tornando-se motivo de adoração e revolta.
Na ocasião, a chegada da luz elétrica revoluciona a pacata cidade com um evento marcado pela exibição de televisores. Gladstone (Paulo José) é quem apresenta a novidade, já que os aparelhos são os objetos escondidos em seu misterioso caminhão. Antes da revelação, ele a vida que a noite será de surpresas.
Ao abrir as portas do caminhão, ele mostrará diversos aparelhos de TV ligados, levando a reações inimagináveis, pois a pequena cidade nunca imaginou que este seria o mistério de Gladstone, e, principalmente, por ser algo que era comum fora do país.
Elisa (Tássia Camargo) se anima ao ver Assuntinha (Iara Jamra) na televisão e assume o desejo de ter um aparelho em casa. Já Tonha (Yoná Magalhães) lembra que precisa da aprovação de Timóteo (Paulo Betti) para ter o seu aparelho.
Em contrapartida, Perpétua (Joana Fomm) faz uma cena dramática na praça, definindo a surpresa como “aparelhos do demônio” e tentando alertar os moradores sobre os supostos perigos da novidade.
Cosme (Paulo Nigri) também não curte a novidade e tenta convencer o padre a proibir a comercialização e o uso dos televisores, alegando que eles exibem conteúdos pecaminosos. O sacerdote recusará o pedido, pois confiará no bom senso de todos.