A reprise da novela "Tieta" (1989/1990) no "Vale a Pena Ver de Novo" fez a Globo alterar de forma radical a vinheta de abertura para deixar de fora o corpo nu de Isadora Ribeiro, causando revolta em Hans Donner, seu idealizador. Mas engana-se quem pensa que esse foi o primeiro problema enfrentado pela adaptação da história de Jorge Amado (1912-2001) para a TV. Por pouco, "Tieta" não foi alvo da temida censura em 1991.
E isso ocorreu quando a novela ia ao ar pela cadeia 1, canal da TV de Portugal antes das 21h. Em 21 de dezembro daquele ano, o jornal "Folha de S.Paulo" informava que "Tieta" poderia ter o horário de exibição alterado pelo governo local e corria o risco de parar nas madrugadas. "O governo tem recebido protestos de políticos e associações de consumidores contra a novela, devido às cenas de nudez e de relações sexuais subentendidas", dizia a matéria.
"Uma nota da Associação Portuguesa de Telespectadores condena 'Tieta' por apresentar 'valores e conceitos que não são os da maioria dos portugueses'", completava a notícia, acrescentando que a TV de Portugal em 1991 só mostrava após às 22h programas classificados como "negativos para as crianças" ou "desagradáveis para alguns adultos". Provavelmente uma referência ao incesto e pedofilia, temas da história.
O cerca era tanto que uma série baseada em obra de escritos homossexuais só passava após a 0h. Mas ficou só na ameaça a mudança (ou melhor, censura) à "Tieta". Dois meses depois, 26 de fevereiro, o mesmo jornal informou que "o governo português não aceitou os argumentos de diversas associações de consumidores que pediam a censura ou a exibição da novela após as 22h".
Àquela altura, "Tieta" já havia sido vendida para Uruguai, Peru, Venezuela e Chile. E Aguinaldo Silva, autor da novela, nem tinha viajado para Portugal, conforme ele mesmo contou na época. Passados 14 anos e em Lisboa, o novelista passou por um grande susto ao levar um tombo que por pouco não gerou sua morte nas suas palavras. Atualmente, Aguinaldo se dedica a uma próxima novela das nove, "Três Graças", que poderá ter Marina Ruy Barbosa no elenco.