Em 'Terra e Paixão ', Ramiro (Amaury Lorenzo ) é o capanga ideal de Antônio (Tony Ramos ). Desde o início da trama, o capataz cumpre suas mais terríveis missões: matar, ordenar execução e sequestrar, como ocorreu com o filho de Aline (Barbara Reis ).
Recentemente, ele contratou seu primo para matar a produtora rural. Na ocasião, o plano deu errado, já que Jonatas (Paulo Lessa ) se meteu em sua frente e a salvou. Entre a vida e a morte, o filho de Gentil (Flavio Bauraqui) ficará paraplégico.
Nos próximos capítulos, Ramiro e dois capangas terão a missão de acabar com Vinícius (Paulo Rocha ) a pedido de Antônio, após descobrir que o geólogo é amante de sua mulher, Irene (Glória Pires ).
Com diversos serviços sujos nas costas, Ramiro merece redenção? Em conversa com o Purepeople, seu intérprete, Amaury Lorenzo, diz que o personagem merece pagar por seus crimes. " Eu não acredito em punição. Ele precisa pagar pelos crimes que cometeu, mas eu acho que ele precisa também ter consciência dos erros para nunca mais errar e ser feliz ao lado do Kevin".
Por outro lado, o ator agradece o carinho do público, que adora o capanga metido a machão: "Agora as pessoas torcendo pela redenção do Ramiro, né? Para ele ter consciência dos erros que cometeu e para que ele melhore e não cometa mais esses erros."
A propósito, Amaury Lorenzo acredita que o arrependimento pode ser a melhor saída para Ramiro, uma vez que ele caiu no gosto do público. "Enquanto eu acho que ninguém mais conhece o personagem do que o intérprete dele, né? Então tá aqui na tua frente alguém, eu, ator que defende este homem há um ano. Então o que eu desejo para ele é que ele se arrependa dos erros que não foi ele que quis fazer.
Por fim, o ator analisa que a construção do seu papel é uma crítica ao retrato do profissional brasileiro. "Ele é pau-mandado, né? O patrão manda, ele obedece e muito da situação do brasileiro, né? O Brasil profundo é assim. Então espero que ele tenha consciência dos erros que cometeu. Não cometa mais!", finaliza.