Miguel (Domingos Montagner) decidiu se mudar para Fernando de Noronha depois que voltou ao Rio de Janeiro e descobriu que Lígia (Débora Bloch) havia se casado com Vicente (Angelo Antonio), na novela "Sete Vidas", pensando que continuaria "morto" para todos os efeitos e o passado ficaria para trás. Só que Pedro (Jayme Matarazzo), um de seus sete filhos, vai chegar ao arquipélogo nos próximos capítulos e sofrerá um acidente durante uma pesquisa de campo junto com ele, que acaba salvando o biólogo. Aí começa a amizade entre os dois.
Depois de ceder ao desejo e beijar Julia (Isabelle Drummond), Pedro se sente tão culpado que resolve se afastar e vai fazer um doutorado em oceanografia justamente no grupo de pesquisa comandado por Miguel, que em Noronha usa o primeiro nome, João. No capítulo de sexta-feira (27), o rapaz é apresentado ao pai biológico, sem saber quem ele é na realidade. Tenso, Miguel o trata com certa hostilidade e se apressa em pedir uma trasferência, com receio de ser descoberto,
Pedro se acidenta e é salvo por Miguel
Por ironia do destino, Pedro é o aluno escolhido para ir numa pesquisa de campo com João/ Miguel. Durante a expedição, o biólogo fica preso nos destroços de um barco e imediatamente o pai mergulha para salvá-lo. Depois de tirá-lo da água, o oceanógrafo o leva ainda inconsciente para o hospital.
O ancidente acaba por aproximar os dois e Miguel pensa em se desculpar com Pedro, por ter sido ríspido com ele. No Rio, Julia - que terá antecipado a data de seu casamento com Edgard (Fernando Belo) - se preocupa ao saber que o irmão sofreu um acidente, e acaba brigando com o noivo.
Enquanto isso, no arqupélago, mais um incidente vai aproximar Miguel do filho. Seu carro quebra e Pedro o acompanha até o mecânico. Nesse momento em que ficam sozinhos, o filho adotivo de Vicente resolve contar ao professor sobre a relação conflituosa que tem com Julia desde o flerte que aconteceu entre os dois, antes de saberem que são irmãos.