Laureta (Adriana Esteves) vai apontar uma arma para o ex-cúmplice Roberval (Fabrício Boliveira) na segunda fase da novela "Segundo Sol", que começa nesta quinta-feira (24). De volta ao Brasil quase duas décadas depois após roubar joias da cafetina, o filho de Zefa (Claudia di Moura) propõe uma nova sociedade em golpes para a vilã, ao se desculpar com ela. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro. Com um pé atrás, ela ameaça o ex-motorista, que a surpreende ao marcar um horário se passando por cliente dela - a essa altura, Laureta já está aliciando garotas e garotos de programa. "Como é que você tem coragem de aparecer assim na minha casa?", questiona sacando a arma.
Decidida a se livrar do ex-comparsa, a vilã manda que Roberval faça uma oração, indicando que vai lhe matar. "Comece a rezar pela sua alma agora", afirma a responsável pela denúncia que levou Luzia (Giovanna Antonelli) para a cadeia. O filho de Severo (Odilon Wagner) desdenha e ameaça a cafetina. "Ah, vai me matar? Tem gente que sabe que estou aqui, garanto que dessa vez não vai adiantar nada você ter as costas quentes", provoca. A cafetina não se abala, porém: "Você não me intimida, Roberval. O que é que você quer, fale de uma vez". E o irmão de Edgar (Caco Ciocler) lhe faz uma proposta. "Conversar, beber alguma coisa com você, como fizemos tantas vezes. De preferência sem uma arma apontada pra minha cabeça', diz.
Acuada, a aliada de Karola (Deborah Secco), sequestradora do filho de Luzia e Beto (Emilio Dantas), até chega a abaixar a arma, nas cenas previstas para irem ao ar dia 4, porém não a larga e ainda volta a ser provocada pelo ex-motorista: "Aprendi muito com você, Laureta". Nesse momento, é a vilã quem devolve a provocação. "O que deve ter lhe ajudado foram as joias que você roubou de mim!", dispara. O filho de Zefa e Severo recorda o golpe que ele e Laureta deram na idosa. "Eu não roubei, foi você quem roubou, eu só levei elas comigo, aliás, pra bem longe, pra África. Uma coisa tenho que admitir, as joias da finada Alda Maria (Rosanna Penna) foram o pontapé que eu precisava pra começar minha carreira nos negócios. Se hoje eu estou onde estou, devo muito aquela senhorinha", relata ele, que sequer desconfia ser filho do milionário.
Logo depois, o irmão de Edgar conta o que lhe trouxe de volta ao país. "Voltei pra me redimir. Eu tenho uma dívida com você, lhe devo muita coisa, quero acertar as contas", afirma. A aliciadora de Ícaro (Chay Suede), com quem chega a fazer sexo, reage de forma irônica: "Ah, Roberval, quanta consideração! Quem te conhece que te compre!". E o ex-motorista ordena: "Baixe a guarda, Laureta, relaxe, serve logo a bebida". Para em seguida, propor que eles sejam sócios. "Você é uma mulher que corre riscos, por isso lhe admiro. Quero ser seu parceiro. Eu ainda posso lhe considerar minha amiga, certo?", inicia. E a vilã responde: "Tanto quanto eu ainda posso lhe acertar uma bala na testa". Sem receio, Roberval brinda com a cafetina. "À nossa longa amizade!", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)