Na novela 'Renascer ', Maria Santa (Duda Santos ) ajudará no parto de Teca (Livia Silva) e na morte trágica da filha de Sandra (Giullia Buscacio ).
Em 'Renascer', Maria Santa desaparecerá nos próximos capítulos, após se despedir de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Mas, antes disso, o espírito será crucial para colocar uma criança na Terra, enquanto tira outra do sofrimento.
Teca (Livia Silva) está perto de ter seu filho com Du (José Duboc). Depois de revelar que o bebê não é de Venâncio (Rodrigo Simas) e ser perdoada por Inocêncio, a grávida poderá relaxar para ter uma boa gestação.
No dia do parto, ela sentirá as primeiras contrações e fará Du sair correndo para buscar ajuda. No ápice das dores, a menina terá a visão de Maria Santa, que diz: "Se acalme, menina... Você num tá sozinha!". O espírito a amparará até a casa onde DU aparece, atraindo Morena (Ana Cecília Costa ) com bacia e panos.
A falecida ainda chamará Inácia (Edvana Carvalho) para ajudar a menina durante o parto. A sensitiva alertará Buba (Gabriela Medeiros ) sobre o aviso da morta. Assim, Teca receberá Cacau tranquilamente ao lado dos familiares.
Já Sandra não terá a mesma sorte. A empresária se sentirá mal e perderá sua filha no parto. Prevista para ir ao ar na segunda quinzena de julho, a sequência mostrará João Pedro (Juan Paiva) se sentindo culpado pela morte da filha e descontará sua raiva no banheiro do hospital, quebrando o espelho com o punho.
No dia seguinte, Maria Santa aparecerá para acalmá-lo em um sonho, com uma criança embrulhada em seus braços. "Sô eu, filho... Sô eu, João, meu amô...", dirá ela, emocionada.
"Mainha? A sinhora... A sinhora veio me vê?", perguntará o caçula, emocionado. "Vim...", sorrirá ela, acalmando o coração de João. Ele se ajoelhará aos pés dela: "A sinhora nunca veio antes...". "Eu tive sempre de seu lado", dirá.
"Mas... Mas... Como? O que a sinhora veio fazê aqui?", perguntará ele, confuso. "Vô levá ela pra junto de mim", responderá ela. Emocionado, João pedirá para que deixe a criança com ele, mas o espírito afirmará que é preciso deixá-la partir. Assim, a personagem de Duda Santos colocará a neta nos braços do pai, deixando-o com sentimento de paz.
Ao acordar, ele perceberá a presença de dois pássaros, um adulto e um filhote, pousados no beiral da janela. Eles baterão as asas juntos para longe dali, sendo um sinal de que Maria Sante está libertando a menina do sofrimento.