Uma das novelas mais pedidas pelo público chega ao catálogo do Globoplay a partir de segunda-feira, 9 de outubro. De Gilberto Braga, 'Pátria Minha', de 1994, é conhecida pelos seus diversos problemas que englobam desde reclamação sobre racismo à morte de protagonista devido à incoerência profissional da atriz.
Pátria Minha conta a história do inescrupuloso empresário Raul Pelegrini (Tarcísio Meira ) que atropela um homem e tenta subornar a jovem Alice (Claudia Abreu ), que não aceita a proposta, revitalizando o conceito de ética durante toda a trama. Ao mesmo tempo, ele se envolve com Lidia Laport (Vera Fischer ), uma vigarista que busca conquistar ascensão social.
Marieta Severo , Pedro Cardoso , Renata Sorrah , José Mayer , Patrícia Pillar , Fábio Assunção e grande elenco fazem parte da novela das oito.
Abaixo, confira as principais curiosidades da trama, envolvendo clima nos bastidores, audiência, abertura, e muito mais:
1. A história de 'Pátria Minha' surgiu de um poema de Vinícius de Moraes, que retratava a ideia de acabar com a impunidade e aos abusos do poder. O poema foi citado no primeiro capítulo, nas vozes de José Mayer e de Vinícius de Moraes.
2. Devido ao Horário Político, a novela foi exibida com uma hora de atrasado, isto é, em vez de 20h30, era às 21h30.
3. Para evitar a estreia da novela em plena Copa do Mundo, a Globo cogitou esticar 'Fera Ferida', sua antecessora em quase 100 capítulos, mas não levou a ideia adiante.
4. Sônia Braga recusou o convite de Gilberto Braga para fazer Ester, mulher de Pedro (José Mayer) que amava morar em Nova York. A personagem arrogante coube à Patrícia Pillar.
5. Campanhas de prevenção à AIDS, como o uso de camisinha, e Ação da Cidadania Contra a Miséria Pela Vida, promovida pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) foram incluídas ao longo da trama.
6. O autor considerou deixar o cabelo de Eva Wilma curto como forma de revidar as críticas ao visual de Vera Fischer em 'Brilhante' (1981). Na época, o corte desagradou a audiência, obrigando a equipe a mudar o visual da musa, como a inclusão de um adereço que virou moda.
7. Desavenças marcaram a quebra da união de Luis Fernando Carvalho, que assumiu a direção, e Gilberto Braga. Na época, os jornais apontavam que "a palavra final da novela era dada por Carvalho". A partir de março de 1994, Marcos Paulo tomou conta da trama das oito.
8. Uma favela de 3,5 mil metros quadrados foi construída para a novela. A cidade cenográfica contava com esgoto ao ar livre, vazamentos de água, sistema de alto-falantes, antenas parabólicas e um lixão.
9. A direção da novela alugou uma casa em Santa Tereza para, literalmente, pegar fogo. Na ficção, Loreta (Marieta Severo), sobrinha de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), se aproveitou do incêndio para morar na casa do tio.
10. A abertura da novela, ao som de "Onde o céu é mais azul", contou com mais de 100 figurantes vestidos de azul, em um labirinto formado por 230 peças de madeira e reproduzido em maquete. Taís Araújo foi uma das figurantes inseridas na apresentação.
11. Carolina Ferraz foi escalada para ser Beatriz a fim de disputar o amor de Rodrigo (Fábio Assunção) com Alice (Claudia Abreu). A atriz precisou deixar a trama por descobrir que estava grávida. Para movimentar o triângulo amoroso, Deborah Evelyn assumiu o papel da rival como Barbara.
12. Embora registrasse entre 45 e 50 pontos de audiência na grande São Paulo, considerados números satisfatórios, em muitas ocasiões, a novela das sete 'A Viagem ' superou os índices da trama das oito.
13. Vera Fischer e Felipe Camargo , respectivamente, Lídia e Inácio, precisaram deixar a trama nas últimas semanas por conta das devidas brigas na vida real. Em uma das ocasiões, a atriz se ausentou após sofrer uma fratura no antebraço esquerdo. Vera retornou para mais algumas gravações, mas, devido à indisciplina, a emissora emitiu uma nota anunciando o fim de Lídia Laport e de Inácio.
"Por determinação da direção da Rede Globo, o autor Gilberto Braga retirou de 'Pátria Minha' os personagens Lídia Laport e Inácio, interpretados, respectivamente, por Vera Fischer e Felipe Camargo.A decisão da direção da Rede Globo se deve a constantes indisciplinas de horários dos dois atores, prejudicando o ritmo das gravações e o andamento da novela. A Rede Globo mantém em vigor os contratos de Vera Fischer e Felipe Camargo".
14. Gilberto Braga precisou reescrever 22 capítulos, quando decidiram matar os personagens, vítimas de um incêndio. .
15. Luiza Tomé foi escalada como Isabel para fazer par romântico de Tarcísio Meira na reta final da novela.
16. O grupo SOS Racismo de São Paulo reagiu contra a trama devido a constantes cenas que denegria a cor preta. Em uma delas, Raul Pelegrini disparou conta o jardineiro Kennedy (Alexandre Morenno): "vocês quando não sujam na entrada, sujam na saída" e "o cérebro de vocês é diferente do nosso".
17. Devido às ótimas interpretações, Tarcísio Meira conquistou o Troféu Imprensa de melhor ator de 1994, enquanto Marieta Severo dividiu o APCA de melhor atriz coadjuvante com Zezé Polessa , por sua atuação como Firma, na minissérie 'Memorial de Maria Moura'.