Nos próximos capítulos da novela "Pantanal", Maria Bruaca (Isabel Teixeira) quase vai descobrir que o marido, Tenório (Murilo Benício), tem uma segunda família. E quem por pouco não revela a traição do fazendeiro é a própria filha dele, Guta (Julia Dalavia), a engenheira dispensada por Jove (Jesuíta Barbosa).
A garota quase entrega a verdade para o pai em jantar com a mãe, quando Bruaca mostra-se preocupada com a demora do marido, que ainda está em São Paulo. "Ele tem mais negócios por lá do que a senhora pode imaginar", dispara a meia-irmã de Marcelo (Lucas Leto), com quem quase fez sexo.
A fala deixa Maria Bruaca com suspeita, antecipa o site da novela das nove. "O que é que ocê tá sabendo, que eu não tô?", quer saber a dona de casa. A filha do fazendeiro, porém, pensa rápido e consegue contornar a situação. "Nada, mãe... O que eu poderia estar sabendo que a senhora já não saiba?", pergunta.
É nesse momento que Maria não saber do marido. "Não sei. Mas eu nunca sei de nada nessa casa... Só sei esperar pela volta do teu pai, como esperei a vida inteira. E nunca sei pra onde ele vai, nem de onde ele vem...", fala a sofredora e futura amante de Alcides (Juliano Cazarré), cujo final pode ser alterado.
"Eu tô cansada de ser a Bruaca dele", lamenta a mãe de Guta, fazendo a filha a aconselhar a exigir respeito de Tenório. "Às vezes eu queria ter essa força que ocê tem", frisa a dona de casa. Por fim, a engenheira mostra-se com medo de viver o mesmo drama da mãe.
"Eu não quero casar e, muito menos, me tornar a Bruaca de alguém... Mas eu não sei se aguento mais viver a vida assim... Tão sozinha", finaliza a jovem na novela das nove, na qual o Velho do Rio (Osmar Prado) será baleado por Muda (Bella Campos) por acidente.
"Pantanal" foi ao ar pela primeira vez em 1990 na TV Manchete e depois reprisada em três ocasiões.