Na novela "Pantanal" , Maria Bruaca (Isabel Teixeira) se recusa a transar com Tenório (Murilo Benício ) e coloca o marido em seu devido lugar após ter transado com Levi (Leandro Lima), que morrerá de forma trágica na novela das nove.
Quando Maria se prepara para dormir, o fazendeiro exigirá que ela tome banho. "Vamos cuidar da nossa vida. E você, antes de botar a camisola pra vir deitar, vá se lavar", dirá Tenório. "Lavar pra quê?", questiona Bruaca. "Pra me servi... Ara", falará Tenório.
"Ocê quer que eu lhe sirva por quê?", pergunta Bruaca. "Você nunca me perguntou isso antes", responderá Tenório. "Mas agora, eu quero saber: por quê?", pontua a dona de casa.
"Porque você é minha mulher", diz o bígamo. "E ocê, Tenório... Ocê já se lavou?", alfineta Bruaca. "Pois eu não largo de besteira... E não vou lhe servir, se ocê não tiver limpinho!"
"Você quer, ou não quer?", falará o fazendeiro, que não soube como reagir. "Não quero... Pra falar a verdade: não sei se um dia eu quis", conclui Bruaca.
Maria Bruaca vai trair o marido mais uma vez, para deleite do público! Ela fará sexo com Alcides (Juliano Cazarré), por quem vem demonstrando um forte desejo. Após viagem de Tenório para São Paulo, a mãe de Guta (Julia Dalavia ) se arrepende de ter se casado com o fazendeiro, pois ela descobriu que ele tem duas famílias.
Assim, Bruaca decide ir atrás do peão que foi castrado por Tenório na primeira versão da novela, da extinta TV Manchete (1983-1999). Alcides está terminando uma refeição quando é surpreendido pela patroa.
O peão acredita que ela quer pegar o prato de comida, porém a dona de casa é certeira: "Eu num vim atrás do prato, Arcides... Eu vim atrás do que é meu!", responde Maria partindo para cima do peão, que pede por cautela.
"Pelo amor de Deus, dona Maria... Tua filha tá mais a Zefa na cozinha... Alguém pode vê...", explica. Entretanto a patroa não liga para isso. "Pois eu quero que veja... Tô pôco me lixâno!", dirá.