Na novela "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) vai surpreender Juma Marruá (Alanis Guillen) ao lhe pedir um neto. Porém, a "mulher-onça" recorda todo o passado de vingança e mortes em sua família e recusa atender o pai de Jove (Jesuíta Barbosa), por quem será traída.
Segundo o site oficial, José Leôncio demonstra vontade de ser avô e tenta fazer com que Juma recue na decisão. "Queria dizer que ia adorar se ocês me botassem um neto nos braços", fala, decidido, o fazendeiro.
"Sabe, Juma, eu não tive tempo com Jove pequeno. E o Tadeu (José Loreto), quando nasceu, eu não sabia que era meu. O José Lucas (Irandhir Santos), então, chegou aqui um homem barbado", argumenta, emocionado, sem sequer imaginar que Tadeu na realidade não é seu filho.
"E o senhor queria ter um Leôncio nos braços?", pergunta Juma, no remake da novela exibida originalmente em 1990 pela extinta TV Manchete.
+ no fim da novela 'Pantanal', Maria pode reencarnar como a neta
E o filho de Joventino (Irandhir Santos) reforça sua vontade. "É, Juma... Eu queria. Tem muito tempo que meu coração pede um marruazinho pra chamar de meu", fala, decidido. Só que Juma lhe dá um balde de água fria. "Quem não quer filho sou eu...", explica a pantaneira.
E José Leôncio mostra-se compreensivo. "E eu te entendo, Juma... Eu tava aqui quando aconteceu o que aconteceu com teu pai (Gil, Enrique Diaz). Eu, no teu lugar, também não ia querer filho", argumenta, fazendo Juma ser mais enfática ainda.
"Pois eu não quero!", reforça. Só que José Leôncio não desiste do seu sonho de ser avô. Mas as circunstâncias, agora, são outras. "Ocê tá aqui, sob a minha proteção. As contas que tinham no passado, ficaram no passado", fala o fazendeiro, assegurando que irá proteger um futuro neto.
E na fazenda vizinha, de Tenório (Murilo Benício), quem fica grávida é sua filha, Guta (Julia Dalavia). A garota vai para a cama com Marcelo (Lucas Leto) e ao descobrir a gestação resolve ir embora, pois acredita que ele é seu meio-irmão por parte de pai.