O passeio de barco de Tibúrcio (Oscar Magrini) e Cecília (Anajú Dorigon), quase vai terminar em tragédia na novela "Orgulho e Paixão". Com medo do pai do tempo e do mistério que cerca o "falecimento" de Josephine (Christine Fernandes), sua sogra, a filha de Ofélia (Vera Holtz) vai se atirar em um lago. Ela só escapa da morte graças à Fani (Tammy Di Calafiori), que tanto lhe perseguiu na trama das seis. As cenas vão ao ar no capítulo desta sexta-feira (22). Salva do afogamento, a mulher de Rômulo (Marcos Pitombo) questiona a ex-rival: "Como você sabia que eu estava aqui? Não pode ter sido coincidência...". E a irmã de Ernesto (Rodrigo Simas) é enfática. "Não consigo ficar longe dessa maldita mansão... Vi quando a senhora e o Almirante saíram, achei suspeito. Eu os segui, é isso", responde. A informação é do portal "Observatório da Televisão".
Cecília então agradece a ajuda inesperada. "Foi Deus quem te trouxe aqui hoje. Estava tão cansada, assustada, não conseguia sair do lago", afirma. Fani acusa o ex-patrão de nova tentativa de assassinato, ainda sem saber que a também mãe de Edmundo (Nando Rodrigues) está viva: "O Almirante tentou matá-la, não foi? Como fez com Dona Josephine. Mas a senhora se salvou...". Nesse momento, a irmã de Elisabeta (Nathalia Dill) volta a questionar a ex-governanta. "Se não fosse por você... Fani, por quê? Por que me ajudou? Achei que me odiasse", aponta lembrando quando a jovem fez uma série de armações contra ela usando Josephine. A filha de Gaetano (Jairo Mattos) indica uma tentativa de desculpas: "Sei que fiz muito mal à senhora, mas não desejo a morte de ninguém".
Cecília pede para Fani revelar o ocorrido no dia do acidente de sua sogra, ex-amante de Brandão (Malvino Salvador), com quem já trocou beijos em reencontro. "Por favor, me conte o que lhe aconteceu no passado... Há algo que não se encaixa nessa história, preciso entender!", pede. Mas a irmã de Ernesto desconversa: "Melhor a senhora voltar pra Mansão. O Almirante vai chegar sozinho no barco, todos vão ficar preocupados". Já em casa, a jovem coloca a história em panos quentes. "O Almirante está certo, foi um acidente. Me assustei com... a névoa. Levantei de repente e acabei perdendo o equilíbrio", minimiza a irmã de Jane (Pâmela Tomé) em conversa com Baltazar. "Que bom que tudo terminou bem. Mas quero que saiba que estou à disposição. Compreendeu?", responde o delegado. "Agradeço, delegado. Desculpe fazê-lo perder tempo", finaliza Cecília.
Sem a presença do delegado, Tibúrcio retribui. "Obrigado por ter dito a verdade. Você sabe o que se diz sobre mim, as desconfianças", agradece. Mas Cecília confronta o sogro, que ignorou a mulher em seu afogamento. "Eu sei que não queria me matar. Só intimidar. Não é isso? Para que eu pare de fazer perguntas sobre Fani, sobre sua esposa", responde. E o almirante rebate: "Foi só uma brincadeira... Não imaginei que fosse se assustar tanto". "Vou tomar um banho, trocar essas roupas molhadas", tenta finalizar a irmã de Mariana (Chandelly Braz), mas Tibúrcio se joga em seus pés. "Cecília! Perdão, minha nora! Eu lhe imploro, não conte nada a Rômulo", suplica, deixando Cecília espantada: "Levante-se, isso não é necessário". E o patriarca mostra seu medo em relação ao filho. "Se Rômulo for embora dessa casa, minha vida acaba. Não vai contar nada, vai?", insiste. Apesar disso, Cecília deixa o local sem dizer nada.
(Por Guilherme Guidorizzi)