Mário/Mariana (Chandelly Braz) vai seu disfarce a Brandão (Malvino Salvador) nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". Depois de ir morar na mesma casa que o oficial, para separá-lo de Josephine (Christine Fernandes), beijá-lo usando as roupas do motoqueiro, e vendo ele se afastar, a filha de Ofélia (Vera Holtz) resolve provar que não é homem. Para isso, desabotoa a camisa e mostra que tem seios. "Eu sou uma moça, mulher, menina, rapariga!", diz, fora de si, antes de tomar a atitude radical em cenas que vão ao ar a partir da semana que vem. Quem antecipa é a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta sexta-feira (13).
Ao ver a confusão em que se meteu por se disfarçar de rapaz, a irmã Benedito vai atrás do coronel para acabar com a farsa, o perseguindo em sua moto. Para isso, encara uma estrada de terra, morros e se arrisca em uma manobra para bloquear a passagem de Brandão, por quem chegou a ser salva de afogamento após se desiludir com Uirapuru (Bruno Gissoni). "O que você quer comigo? Me deixe em paz", pede temendo ganhar um novo beijo do amigo. "Não vou lhe arrancar pedaço, só quero conversar! Não se acha muito machão? Então? Vai encarar o que fez como um homem ou fugir como um frango assustado?", atiça em cenas divulgadas pelo colunista Daniel Castro.
O oficial afirma que o melhor é ficarem distantes, mas a irmã de Lídia (Bruna Griphao) não concorda. "O melhor é você descer dessa moto! Vá, desça, cansei de brincar de pegar", retruca. O coronel sai da motocicleta ainda assustado com a atitude de Mário: "Quem está brincando de pegar? Eu não estou brincando de pegar ninguém! Que jeito é esse de falar". Ainda com o disfarce, Mariana tenta contar tudo o que aconteceu: "Assim está melhor. Agora escute, não há motivo pra fugir de mim, eu...". Porém, Brandão não se acalma, põe as mãos na cabeça e passa a se atropelar nas palavras. "Há sim, claro que há! Fugi de você porque... Não sei o que fazer, o que dizer", responde. Mais tranquilo, dá um ultimato. "Mário, tomei uma decisão! Temos que parar de nos ver! Sim, está claro que você tem sentimentos por mim. Sentimentos impróprios", afirma.
A fala do coronel descontrola a também irmã de Cecília (Anajú Dorigon) e Elisabeta (Nathalia Dill). "Mas não são impróprios! É o que estou tentando lhe dizer. E não seriam impróprios do mesmo jeito se eu não fosse...", inicia, mas Brandão lhe corta, mais uma vez. "Respire! Veja bem, não vou fazer julgamentos, cada um tem suas preferências. Já tive até colegas feito... Hum... Você. Mas sempre gostei de moças, eu gosto e muito! E desde garotinho! Então o que aconteceu ontem na estrada, aquele... Aquilo... Você se parece com Mariana, mas você não é Mariana... Você nem mulher é, muito menos Mariana e não tente usar ardis pra me seduzir, não vai funcionar", avisa o oficial. É aí que Mariana perde o controle, afirma ser mulher, mas Brandão não lhe dá ouvidos: "Não, não é". A amiga de Luccino (Juliano Laham), que vai revelar gostar de homens, acaba com a farsa. "Sou!", dispara.
O coronel não esconde o espanto. "Mário?", questiona sem entender. Apesar disso, Mariana e Brandão se beijam. "Não sabe como esperei por isso. Por favor, não me mande embora de novo, não vivo sem você", diz a jovem. "Nem eu sem você. Mariana, minha Mariana. Por que fez isso? Por que se fingiu de rapaz?", questiona. "Porque você me rejeitava! Foi a maneira que encontrei de tê-lo ao meu lado, mesmo não podendo tocá-lo, abraçá-lo, beijá-lo como queria. E queria o tempo todo, nossa", responde a filha de Felisberto (Tato Gabus Mendes).
Depois de expulsar a antiga aliada de sua casa, a Rainha do Café vai ter uma séria briga com Susana (Alessandra Negrini), por quem é humilhada. "Você se contenta com pouco: tem Aurélio (Marcelo Faria)! Um falido que só quer seu dinheiro. Afinal, um lindão daqueles não ia se encantar por uma frígida, que veste luto fechado e não vê homem desde o século passado!", dispara a vilã, ganhando uma bofetada da milionária.
(Por Guilherme Guidorizzi)