Ema (Agatha Moreira) vai ficar desiludida ao flagrar Jorge (Murilo Rosa) pedindo Amélia (Letícia Persiles) em casamento nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". A melhor amiga de Elisabeta (Nathalia Dill) descobre que o rapaz, de quem será empregada, gosta dela e decide ir até a capital para se aproximar dele para namorar pela primeira vez. As cenas irão ao ar no capítulo do dia 10 da trama das seis.
O advogado dos cafeicultores pede a jovem em casamento quando fica sabendo que ela tem uma doença incomum e cercada de mistério e, por isso, está prestes a morrer. Ao mesmo tempo, Jorge acredita que nunca a neta do Barão do Ouro Verde (Ary Fontoura) lhe dará uma oportunidade como homem. Depois de revelar o seu estado de saúde, Amélia faz um pedido ao magistrado: "Vim pra te dizer que você não precisa mais me procurar, se não quiser. Você não precisa ser esse homem íntegro que eu sei que é, eu te libero de qualquer obrigação".
Diante do pedido da jovem, Jorge é enfático: "Você não está me obrigando a nada. Pensei muito até que... Pensei que preciso parar de pensar tanto e agir. Gosto muito de você, Amélia. E estou cansado de ficar sozinho". O advogado fica de joelhos e acrescenta: "Quer casar comigo?". E é nesse momento que Ema entra, fica abalada, vê que está prestes a chorar, mas segura as lágrimas. "Que momento lindo! Tão mágico!", diz. "Ema?! Quê que você está fazendo aqui?", questiona o magistrado. "O destino me colocou aqui para ser a primeira a parabenizar o casal! Afinal, fui eu que estimulei a aproximação de vocês!", acrescenta.
Tentando parecer forte, a casamenteira simula felicidade e deixa Elisabeta e Jane (Pâmela Tomé), acusada por Camilo (Maurício Destri) de ser interesseira, angustiadas. Mas em outro momento, admite sua desilusão e põe a culpa na amiga. "Quer saber de uma coisa? A culpa disso tudo é sua! Foi você quem me disse pra dar ouvidos ao meu coração, pois olhe aonde isso me levou!", dispara. "Você preferia ficar sofrendo calada, imaginando o que poderia ser um amor com Jorge, é isso?", retruca a irmã de Mariana (Chandelly Braz). "Pelo menos eu não criaria fantasias! Eu estava certa quando eu evitava esses assuntos de amor. Isso que dá eu querer fugir do meu destino", alega Ema. "Ou seja, fazer os outros felizes e esquecer da própria felicidade?", rebate Elisabeta, salva de soterramento por Darcy (Thiago Lacerda) e Ernesto (Rodrigo Simas). Ema não aguenta e chora muito no ombro da jovem. "Mas eu sou feliz desse jeito! Ou pelo menos era. Até vir pra cá tentar descobrir... Desculpa, Elisa. A culpa não é sua, é minha. Eu devia saber qual era o meu lugar", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)