NOVELA "ORGULHO E PAIXÃO" - semana de 09 a 14 de abril de 2018
A excursão que vão fazer a São Paulo é idealizada por Ema (Agatha Moreira), Elisabeta (Nathalia Dill) e Jane (Pâmela Tomé). Felisberto (Tato Gabus Mendes) assegura que vai observar cada atitude de Uirapuru (Bruno Gissoni) quando o rapaz pergunta a Mariana (Chandelly Braz) se ela quer namorar com ele. Na casa de saúde, Darcy (Thiago Lacerda) recebe a visita de Camilo (Maurício Destri) e Julieta (Gabriela Duarte). Para Brandão (Malvino Salvador), Agatha (Vânia de Brito) joga charme. Ema decide acelerar os projetos da excursão não autorizada pelo pai quando Aurélio (Ary Fontura) lhe diz que vai tomar o automóvel. Camilo estimula Darcy a fazer de tudo para conquistar Elisabeta quando ele admite estar apaixonado pela jovem. Ernesto (Rodrigo Simas) é maltratado por Fani (Tammy Di Calafiori). Felisberto e Ofélia (Vera Holtz) autorizam a excursão para São Paulo de Elisabeta e Jane na companhia de Ema após muito insistirem. Amélia (Leticia Persiles) é chamada para um refeição por Jorge (Murilo Rosa). Rômulo (Marcos Pitombo) deixa de falar com Tibúrcio (Oscar Magrini) que ficou noivo de Cecília (Anajú Dorigon) e ela fica desiludida. A viagem que fará a São Paulo é falada por Elisabeta com Ernesto. Para a excursão, Luccino (Juliano Laham) é chamado por Ema para ser o chofer dela. Querendo prejudicar a programação feita por Elisabeta e Jane, Susana (Alessandra Negrini) resolve viajar para São Paulo na companhia de Petúlia (Grace Gianoukas) ao ficar sabendo da excursão. Aurélio é alvo da refletição de Julieta
Vai fazer de tudo para impedir que Darcy veja Elisabeta, assegura Susana a Petúlia. Na clínica de saúde, a imagem de Darcy é pintada pelo artista Januário (Silvio Guindane). Que namorem sem ninguém saber sugere Uirapuru após dar um beijo em Lídia (Bruna Griphao). Uirapuru ataca Brandão ao ser questionado pelo oficial. Nos braços de Jorge, Amélia desfalece após ser beijada por ele. A excursão é parada temporariamente por Ema e Susana ao se depararem com um imprevisto na rodovia. Tem um problema que não é comum, conta Amélia a Jorge. Da clínica de saúde, Januário é mandado embora e Darcy intercede em seu favor. O automóvel de Ema é alvo de boicote de Susana e Petúlia. Rômulo e Cecília voltam a ser noivos quando ele se justifica a ela. Uirapuru recebe ameaça de Brandão, na pele do Motoqueiro Vermelho. Aurélio fica sabendo que Ema foi viajar sem que ele autorizasse. Jorge quer que Amélia lhe deixe conquistar. Uma plantação de café é incendiada por Xavier (Ricardo Tozzi) e Virgílio (Giordano Becheleni). Na casa de saúde onde Darcy está, Susana surge. Jorge pergunta se Amélia quer se casar com ela e Ema flagra.
Elisabeta e Jane ficam aflitos com Ema quando a colega festeja o fato de Amélia ter ficado noiva de Jorge. Ema crê que sua sina é não se casar e, por isso, está resignada, assegura a Elisabeta ao ser reconfortada por ela. Na plantação de café na qual Xavier e Virgílio tacaram fogo tinha meninas e meninos e eles são resgatados pelo Motoqueiro Vermelho. Tem um pé atrás em relação a Susana, diz Darcy para Camilo. Diante dos camponeses, Xavier culpa o Motoqueiro Vermelho pelo fogo ao ser enfrentado por ele. Ema causa aflição no Barão. Em relação a atitude inesperada de Ema, Estilingue (JP Rufino) fica sem saber se deve ou não falar. O relacionamento de Jorge e Amélia é alvo de perguntas de Elisabeta. A moto do Motoqueiro Vermelho é escutada por Mariana, que se empolga. Rômulo é forçado por Ofélia a confrontar Tibúrcio quando na companhia de Cecília ela resolve ir até sua mansão. Cecília é intimidada por Fani. Camilo escuta quando Ema resolve ver Julieta. No local, Camilo e Darcy surgem quando Jane e Elisabeta são destratadas por Susana e Julieta.
No restaurante, Susana simula um desfalecimento quando Darcy fica sabendo que ela não falou a verdade. Xavier resolve colocar o povo do Vale do Café em combate com o Motoqueiro Vermelho. Camilo assegura que não vai largar Jane ao rejeitar o que Julieta lhe manda fazer. Uirapuru e Mariana andam juntos e Lídia interfere. No caderno de sua propriedade, Jorge registra coisas sobre Ema, conta Estilingue à jovem. Com a finalidade de saber do paradeiro de Ema, o Barão e Aurélia visitam Ofélia e Felisberto. Ernesto e Fani dialogam. Descobriu a maneira de por um fim no relacionamento de Camilo e Jane diz Julieta a Susana, de forma sussurrante. Em São Paulo, Elisabeta, Darcy, Jane e Camilo se distraem. Uirapuru resolve não ficar mais com Lídia temendo o Motoqueiro Vermelho. O incêndio na plantação do café deixa Mariana intrigada. Ludmila (Laila Zaid) e Ema se veem pela primeira vez. Elisabeta se declara para Darcy e ele faz o mesmo. No casarão do bosque, o quadro de Josephine se mexe sem o auxílio de ninguém e deixa Ernesto espantado. Brandão e Mariana saem em defesa do Motoqueiro Vermelho quando ele é culpado pelo fogo na plantação do café por Xavier. Camilo deve viajar para o Velho Continente, obriga Julieta. Para Jane e Ema, Elisabeta admite que não quer mais retornar ao Vale do Café.
A vontade de Elisabeta de não voltar para São Paulo deixa Ema e Jane perturbadas. Susana se desculpa com Darcy, porém garante para ela mesma que irá a desforra com Elisabeta. Julieta resolve não mandar mais Camilo para o Velho Continente quando ele lhe falta com a verdade. Por ter saído em sua defesa em relação a Xavier, Mariana é grata a Brandão. Nicoletta (Rosane Goffman) é afrontada por Fani quando ela encaminha Ernesto a sua mansão. Aurélio tem que ir em São Paulo pegar Ema, obriga o Barão. Um sarau é organizado por Julieta visando arrumar um noivado para Camilo ao crer que o filho está separado de Jane. Ofélia e Felisberto festejam quando Rômulo pergunta se Cecília quer se casar com ele. Brandão procura um esconderijo ao ver Mariana descobrir a moto do Motoqueiro Vermelho na loja de Luccino. As esculturas feitas por Ludmila deixam Elisabeta seduzida. Da mansão dele, Lídia é mandada embora por Uirapuru. Pede auxílio a Darcy, Camilo ao ficar atormentado com a proposta do sarau. Sem querer, Susana fala da falsa separação de Camilo e Jane ao pedir perdão a Elisabeta. Para auxiliar Camilo e Jane, Darcy já sabe como. Susana tenta encontrar Olegário, com quem já foi casada.
Olegário precisa lhe auxiliar nos seus objetivos, obriga Susana. Em relação a quem é o Motoqueiro Vermelho, Luccino é perguntado por Mariana. Ema indica os erros na história quando Darcy conta a Elisabeta a ideia de Camilo mentir para a mãe para continuar com Jane. Ludmila diz que os amigos que fez podem contar com ela. Brandão reprova o comportamento do Motoqueiro Vermelho e Mariana fica desapontada. Brandão assegura a Luccino que será o responsável para averiguar o incêndio na plantação do café. O homem que faz justiça integra as corridas de moto, crê Xavier. De Otávio e Randolfo (Miguel Rômulo), Lídia chega perto e Uirapuru fica enciumado. Ernesto cogita viagem a São Paulo. Susana relata a Olegário os seus projetos anti-Elisabeta. No comércio de François, se esbarram Susana e Elisabeta. Ema e Ludmila fazem de tudo para as irmãs Benedito lhe notarem. Rômulo tem vontade de ir embora da casa de Tibúrcio, diz Cecília a Fani. Camilo tem vontade de organizar um sarau de mascarados e Julieta fica perturbada. Amélia e Jorge fazem planos de se casarem. Elisabeta quase é atingida por um veículo, mas Olegário intervém, cumprindo ordem de Susana.