Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas) vão ter uma séria briga e a casamenteira acaba chorando nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". A discussão acontece quando a neta do Barão (Ary Fontoura) fica sabendo que o irmão de Fani (Tammy Di Calafiori) procurou Edmundo (Nando Rodrigues), por quem foi pedida em casamento. No encontro, o rapaz diz ao irmão de Rômulo (Marcos Pitombo) revela ser apaixonado pela jovem, mas Edmundo não dá a mínima. Ele alega que a união com Ema é a única saída par evitar que a família dela fique na falência e que o pai dele não o coloque na sarjeta. Quem antecipa é o portal "Observatório da Televisão".
Irritada, Ema vai atrás do rapaz, com quem já simulou namoro, e mostra sua revolta. "Se você fosse mesmo apaixonado por mim como diz, estaria preocupado comigo. E me deixaria viver como eu bem entendesse!", esbraveja a jovem apaixonada e correspondida por Jorge (Murilo Rosa), marido de Amélia (Letícia Persiles), moça portadora de uma doença incurável. Ernesto não fica calado e responde à altura, embora ainda esteja de costas para a casamenteira. "Já me arrependi, se quer saber! Pode ficar lá com seu noivo! Com seu sobrenome agora mais comprido! E sua riqueza brilhante!", dispara o filho de Gaetano (Jairo Mattos). A melhor amiga de Elisabeta (Nathalia Dill) pede para o rapaz se virar para ela. E só assim é que Ema vai ver Ernesto todo machucado. "Me meti em confusão! Porque essa é a minha natureza. Não sou fino, nobre e contido como a senhorita. Porque tenho coração e ele bate, ele ferve e estoura! Diferente de certas baronesinhas! Mas já estou bem, pode ir", explica ironizando a filha de Aurélio (Marcelo Faria).
Apesar do fora, a neta do barão continua interessada nos ferimentos de Erneto. "Por que quer tanto me agredir? Eu preciso fazer o que tem que ser feito. Mas não quero que você sofra. Onde arrumou esses ferimentos?", questiona Ema. Apesar da insistência, o irmão de Fani se mostra duro com a jovem. "O destino me deu! E colocou agora bem aqui na sua frente. Pra você entender bem: a sua vida é ordem e beleza. É calculada e conta as vantagens e desvantagens das relações. A minha é caos e confusão, como essa minha cara amassada bem mostra. Se não quer que eu sofra, pare de calcular e faça o que seu coração manda. Do contrário, saiba que vai me magoar e vou sim sofrer. Porque sofro pelo que amo!", diz. Para Ema não resta outra alternativa a não ser deixar o local aos prantos.