Feita prisioneira por supostamente ter um vírus mortal, na reta final da novela "O Tempo Não Para", Marocas (Juliana Paiva) vai se desesperar por ficar com medo de estar com a vida por um triz e abrirá o jogo com Samuca (Nicolas Prattes). "Por favor, eu quero saber de tudo. É a minha vida que está em jogo, minha família. Doutora (Helen, Rafaela Mandelli), qual a gravidade dessa doença? Ela é mortal?", pergunta a estilista. As cenas vão ao ar a partir do dia 17, quando faltarem 11 dias para a trama das sete chegar ao fim, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. A variação do vírus da varíola vai ser encontrada por Petra (Eva Wilma) em pesquisas com o sangue dos ex-congelados.
Ao mesmo tempo em que recupera a empresa, o mocinho se desespera ao ver que a mulher vai ser presa e chega a lhe propor uma fuga. A primogênita de dom Sabino (Edson Celulari), no entanto, decide se apresentar à cientista, que terá conseguido apoio da Marinha para isolar os Sabino Machado como forma de evitar que a doença contamine outras pessoas. Depois da detenção de Teófilo (Kiko Mascarenhas), é a filha mais velha de Agustina (Rosi Campos) quem é levada para exames. "Desculpe, Marocas, mas se eu não tirar a amostra do seu sangue, vou ter problemas. E é bom que alguém aqui dentro esteja do seu lado, não acha?", questiona Helen. Decerto que sim... E de mais a mais, a senhorita tem as mãos leves", responde a arquirrival de Betina (Cleo). "Já vai terminar. Eu vou tentar te ajudar a sair daqui, fica tranquila", pondera a profissional.
A mulher do jovem empresário resolve questionar Helen a respeito da nova perseguição contra sua família. "Doutora Helen, por que voltaram à carga contra a minha família? Detiveram Teófilo, até as Forças Armadas estão envolvidas. O que a doutora Petra esconde, afinal?", pergunta a estilista, acusada por Lúcio (João Baldasserini) de matar o irmão dele. Sem saída, a médica conta o que sabe. "Ela encontrou um vírus em vocês, Marocas. É, um microrganismo que está inerte agora, mas que, se despertar, pode provocar uma doença séria", avisa, deixando a mocinha desesperada: "Meu Deus... Isso está em meu corpo?". "Provavelmente, sim... É algo latente, que deve estar adormecido há séculos no organismo", relata a parceira da cientista.
Ao ouvir o tipo de vírus que está no seu corpo, a ex-congelada fica mais aflita. "Por favor, eu quero saber de tudo. É a minha vida que está em jogo, minha família. Doutora, qual a gravidade dessa doença? Ela é mortal?", indaga, fazendo Helen assentir. "Por isso a doutora Petra falou em riscos. Tudo é tão assustador", conclui. Nesse momento, Samuca invade o laboratório de criogenia e tira a mulher do local ao ameaçar fazer um escândalo. Quanto estiverem a sós, Marocas lhe conta tudo. "Um vírus adormecido no corpo de vocês? Mas que vírus é esse?", questiona. "Eu não entendi muito bem... Parece que é uma variação de alguma enfermidade", conta a mocinha.
Nervosa, ela propõe algo ao marido. "E se os cientistas estiverem certos? Podemos contaminar as pessoas. A sua vida, meu amor, corre perigo com a nossa simples convivência, a cada toque de mãos! Devemos, sim, nos precaver e começar a tomar cuidados. Vamos evitar contato. Talvez seja prudente ocuparmos quartos separados a partir de agora", sugere. "A gente é um só. Lembra?", recorda o rapaz se negando a aceitar a proposta e dando um beijo na mulher.
Leia também sobre a novela "O Sétimo Guardião": Lourdes Maria é trancada em convento e Eurico causa suspeita em Gabriel
(Por Guilherme Guidorizzi)