Uma revelação envolvendo Dom Sabino (Edson Celulari) vai agitar a novela "O Tempo Não Para". Nos próximos capítulos o telespectador vai descobrir que o marido de Agustina (Rosi Campos) teve um filho fora do casamento: Cecílio (Maicon Rodrigues). O rapaz é fruto do relacionamento do patriarca dos Sabino com Cesária (Olívia Araújo). A informação é da colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quinta-feira (6). A essa altura da trama das sete, o pai de Marocas (Juliana Paiva) terá traído novamente a mulher, mas dessa vez com Carmen (Christiane Torloni).
A história secreta envolvendo o homem do século XIX começa quando Cairu (Cris Vianna) volta à vida. A escrava também foi vítima do naufrágio que congelou por mais de 100 anos os Sabino Machado. "Eu amamentei seus filho tudo, até aquele um que o senhor nunca quis", inicia Cesária, mas dom Sabino tenta mudar de assunto: "Cesária, esse é um assunto de foro íntimo". Em outra cena, na pensão de Coronela (Solange Couto), Cairu, Damásia (Aline Dias) e Cecílio conversam quando a ama de leite das herdeiras de dom Sabino conta que o rapaz é, na verdade, um nobre. "Já tomou o que é teu por direito?", inicia Cairu. "O quê que é meu por direito?", questiona, sem entender nada, Cecílio. "Tudo. Você tem o sangue do velho", dispara a escrava.
Damásia, então, repreende, Cairu. "Cala a boca, mulher! Esse assunto é proibido", dispara. Mesmo assim, a outra não deixa de falar. "Tudo que é dele é teu", sentencia. No entanto, Cairu não diz quem é o pai de Cecílio, que também chama a atenção dela. "Não sei de nada disso, não. Você continua tinhosa, enredadeira. Quando é que vai criar juízo?", pergunta. "Quando você criar vergonha nessa cara preta. Porque a cara é preta, mas o sangue é branco", rebate Cairu. Cecílio fica irritado e deixa o local.
Apaixonados desde que se conheceram, os mocinhos do folhetim das sete vão romper o noivado. Isso acontece quando Dom Sabino revelar à filha mais velha que o jovem empresário não revelou ter descoberto que a Samvita está construída em terras que pertencem a ele. Indignado, o homem do século retrasado acusa o futuro genro de traição. Marocas, que terá perdido a virgindade com o ex-noivo de Betina (Cleo), também fica magoada com Samuca e decide terminar o relacionamento. Mesmo assim, admite ao pai, em seguida, que continua amando o filho de Carmen.
(Por Guilherme Guidorizzi)