Mais emoções estão por vir em "O Tempo Não Para"! Além dos surtos repentinos de Betina (Cleo) e a gravidez de Waleska (Carol Castro), a trama vai movimentar mais ainda com o fim do casamento de Agustina (Rosi Campos) e Dom Sabino (Edson Celulari). Nos próximos capítulos, a matriarca da família Machado vai flagrar o marido aos beijos com Carmen (Christiane Torloni), o expulsa de casa e anuncia o divórcio, deixando o barão do café e as filhas inconformadas. Quem adianta é o colunista Daniel Castro, do site "Notícias da TV", desta quinta-feira (18).
O flagrante vai acontecer na biblioteca de casa. Ao ver o clima de romance entre o marido e a executiva, Augustina sai correndo e manda o marido dormir na sala. No dia seguinte, as roupas de Dom Sabino já estarão pela escada. "Talvez eu devesse frequentar o liceu também. Para aprender como uma mulher, nos dias de hoje, reage às vicissitudes. Miss Celine, tudo é tão diferente hoje do que era em nossa época. Os costumes são outros. Os sentimentos também mudaram? Meu coração não acompanha a azáfama desses tempos. Minha mente está confusa entre o passado e o presente. Percebo que não sei mais como agir", pergunta ela a Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho). "Creio que os sentimentos são os mesmos, mas tudo é tão vertiginoso nesse século. Tão inconstante. Em qual desses tempos a senhora vive?", pergunta a professora. "Neste, eu suponho", responde a mãe de Marocas (Juliana Paiva).
Augustina, então, decide ir falar diretamente com Carmen e as duas tem uma conversa frente a frente. "Tenho pensado muito desde a noite de ontem. Já vivi tantos momentos ao lado de dom Sabino. Já sobrevivemos a um naufrágio. Quantas dificuldades, a vida nem sempre foi confortável. Eu nunca saí de perto dele, nem ele de mim. Criamos nossas filhas num tempo em que os preceitos eram outros. O mundo perdeu o prumo. Dona Carmen, não sei mais como lidar com minhas próprias convicções. Tudo parece fugir entre meus dedos feito areia. A senhora é uma mulher moderna, do seu tempo. No que a senhora acredita? Quais são os seus princípios?", indaga a sinhá. "Eu creio que nós temos algumas obrigações nesta vida. Trabalhar, sem passar a perna no outro. Ser honesta e franca, sem magoar ninguém, e tentar ser feliz, seja lá o que isso signifique", rebate a mãe de Samuca (Nicolas Prattes).
Reflexiva com a conversa, Augustina decide se separar do marido: "Depois de considerar muito, eu tomei uma decisão. Eu quero o divórcio". Sabino não aceita o fim do casamento. "O que Deus uniu o homem não separa!", dirá. Mas nem isso a fará mudar de opinião e ela o manda embora: "Padre Luís (Alexandre Barros) contou-me que o papa agora é tolerante. Sabino, a Agustina deste novo tempo deixou de se calar. Peço que respeite a minha posição. Arrume suas coisas. Você vai deixar essa casa".
Leia também sobre a novela "Segundo Sol": Laureta sofreu abuso sexual de Severo e Luzia encerra briga com Karola e a chama para casamento com Beto.
(Por Rahabe Barros)