O delegado Vinícius (Flavio Tolezani), antes de morrer esfaqueado na prisão, deixará Sophia (Marieta Severo) em maus lençóis. Durante o julgamento em que assume ter estuprado a enteada, Laura (Bella Piero), e outras crianças, ele acusa a grande vilã da trama das nove de ter financiado alguns de seus crimes. As informações adiantadas pelo colunista Daniel Castro estão previstas para irem ao ar dia 20 de fevereiro.
Vítima de uma armação de Sophia depois de lhe pedir ajuda para escapar de denúncia, Vinícius não vai esquecer a traição de sua aliada e reservará um momento em seu depoimento para culpá-la. "Eu perdi. Só tenho mais uma coisa a dizer. Uma palavra. Fui corrupto, me vendi. Mas quem me comprava era Sophia Montserrat. Se sou um monstro, ela é pior", declara para o espanto da dona do garimpo. "Como autoriza esse homem a falar de mim? Não admito que esse monstro pronuncie meu nome", protesta ela. O marido de Lorena (Sandra Corveloni) - que, até então, estava apoiando o companheiro - reage com ironia e também acusa Gustavo (Luis Melo), juiz do caso: "Dá vontade de rir. Não admite? Sua vez há de chegar, Sophia. Mas antes, será a sua, excelência".
Gustavo se espanta com a coragem do réu em explaná-lo na frente de todos e questiona sua afirmação: "Minha?" Vinícius explica a situação e se dirige à milionária, que também acompanha o julgamento na plateia. "Clara quer se vingar. Todo esse processo foi movido por ela. Diz que foi prejudicada por mim. Clara, só me arrependo de não ter mandado te matar", declara o homem que tentou enforcá-la. Renato (Rafael Cardoso) diz que o pedófilo está fora de controle e ele concorda, falando novamente com o magistrado: "Estou sim. Mas é contra o senhor, doutor Gustavo, que Clara vai se voltar. Danem-se todos vocês".
Gael (Sergio Guizé) fica chocado com as palavras de Vinícius contra Sophia e, ao chegar em casa, conta para Lívia (Grazi Massafera). "Um escândalo. Ele acusou a mãe na frente de todo mundo. Disse que a mãe comprava ele", afirma. Irritada com a postura do filho, a mau-caráter o lembra já ter subornado o delegado para tirá-lo da prisão. "Hello! Vai se voltar contra mim agora, Gael? Você usufruiu de tudo o que conquistamos. As caixinhas que dei pro delegado engavetar as denúncias da tua primeira mulher. Depois, da Clara e de outras, cada vez que você perdia o controle e dava surras", dispara contra Gael, que diz não ter se eximido de culpa. A assassina continua, tentando mudar o foco da conversa: "Vinícius estava desequilibrado. Tudo o que disse não fazia sentido. Lívia, ele reconheceu que molestou a enteada. O que se pode esperar de um homem capaz de um ato tão horrível? Foi degradante". "Mas não pega bem, mãe. Ser acusada na frente de todo mundo", opina Lívia. "O que fiz foi por minha família. Por todos nós", justifica Sophia sobre seus atos.
(Por Carol Borges)