Clara (Bianca Bin) vai autorizar o filho, Tomaz (Vitor Figueiredo), a visitar Lívia (Grazi Massafera) na reta final da novela "O Outro Lado do Paraíso". Na penúltima semana da trama das nove, a vingativa vai conseguir a guarda do pré-adolescente e ser rejeitada pelo garoto. Mesmo assim, a ex-mulher de Gael (Sergio Guizé) não vai se descontrolar e tem uma conversa franca com a ex-cunhada. Quem informa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (25). Logo após o julgamento, Lívia conta ao filho de criação a decisão da Justiça, mas não revela que ele foi tirado à força da mãe biológica. "A juíza deu a ordem. Tem que ir. Só não se esqueça. Eu sou tua mãe de coração. A Clara te deu à luz, mas depois foi embora e deixou cê pequenininho nas minhas mãos. Promete que nunca vai trocar o amor que sente por mim pelo amor da Clara?", pergunta.
Lívia e Tomaz se abraçam e não contêm as lágrimas. O momento é interrompido pela neta de Josafá (Lima Duarte) que diz necessitar de uma conversa a sós com a filha de Sophia (Marieta Severo), a ser internada em hospício ao confessar seus crimes. "Eu sou mais uma vingança que cê executou. Primeiro foi o Gael, que cê colocou na cadeia. Em seguida o psiquiatra, o delegado e o juiz. Agora eu", reclama a ex-ninfomaníaca. Sem se alterar, Clara lembra que poderia querer buscar vingança contra ela. "Você ajudou sua mãe a me mandar para aquele hospício. Você botou remédios psiquiátricos em tudo que eu tomava. Fiquei abalada mentalmente. Foi fácil para sua mãe conseguir a interdição. Eu sei que você não fez pelas esmeraldas. Queria o meu filho", enumera a mocinha, que pode terminar o folhetim sozinha.
A irmã de Estela (Juliana Caldas) recorda o abordo espontâneo que sofreu e, por isso, agiu sem a razão: "Tive o diagnóstico que não ia mais poder ter filhos. Foi um erro. Eu tou grávida". E assegura ter se apegado ao sobrinho, que vai ser sequestrado por Renato (Rafael Cardoso). "Um bebê tão lindo. E depois, acompanhei seus primeiros passos. Eu levei ele na escola, o primeiro dia. Eu cuidei dele quando ficou doente. Não é justo que vá embora. Por uma vingança tua", reclama. A irmã de Adriana (Julia Dalavia) rebate a acusação da ex-cunhada. "Está errada, Lívia. O Tomaz é meu filho. Sempre disse que meu filho não é moeda de troca. Nunca trocaria a felicidade do meu filho pelo sentimento mesquinho da vingança. O que eu procurei foi justiça", afirma deixando Lívia espantada.
Na sequência, Clara relembra a gravidez do filho. "Eu tive o Tomaz nove meses na minha barriga. Eu já o amava antes de nascer. Amava quando estava longe e pensava que um dia ia ter meu filho de volta. Amei quando o reencontrei pela primeira vez. Amei quando o reencontrei pela primeira vez. Amei todas as vezes que saímos juntos. Eu amei e amarei meu filho, sempre", afirma. "Mas é meu, meu", intervém a filha de Sophia. "Escuta. Eu não terminei. Eu amo tanto o meu filho, que não vou fazer jogos emocionais. Ele vai poder vir aqui, ficar com você, sempre que quiser. Se ele gosta de você, ele vem aqui", acrescenta a ex-mulher de Gael, que morre baleado pela própria mãe em um dos finais da trama. A mãe de criação de Tomaz reage com ironia, dizendo que é bonito o perdão de Lívia. "O amor de uma mãe supera qualquer sentimento mesquinho. Você, Lívia, é importante para o Tomaz. Não sairá da vida dele. Eu não quero. Ele não quer também. Você criou o Tomaz. Tem direito a esse amor", finaliza. Sozinha, Lívia não responde e só chora.
(Por Guilherme Guidorizzi)