Adriana (Julia Dalavia) vai perdoar a mãe, Elizabeth (Gloria Pires), na novela "O Outro Lado do Paraíso". Comovida ao saber por Clara (Bianca Bin) que a costureira precisou vencer o vício em bebidas alcoólicas e se arriscou ao fazer a operação para lhe transplantar o rim, a filha de Henrique (Emílio de Mello) vai superar as mágoas por ter sido abandonada na infância e fará de tudo para que as duas fiquem cada vez mais próximas. As cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 20 de abril foram adiantadas pelo colunista Daniel Castro.
Clara decide contar a verdade a Adriana depois que Mercedes (Fernanda Montenegro) afirma que Beth precisa do amor da caçula para sobreviver. Visitando a irmã, a mãe de Tomaz (Vitor Figueiredo) inicia a revelação: "Estou mesmo muito feliz porque está tão bem. Há uma pessoa que está muito mal. Vim ter uma conversa séria com você, Dri. Sobre nossa mãe". A reação da operada, como Clara já esperava, não é das melhores: "Eu não quero nem falar de nossa mãe. Não me fale dessa mulher". "Eu vou falar dela, sim. De nossa mãe. Elizabeth", insiste a milionária, convencendo a jovem que foi desengana pelo médico: "Então diga de uma vez. E terminamos com isso". Clara, então, revela a identidade da pessoa que doou o rim a ela: "Essa mulher, sua mãe, te deu a vida duas vezes. A primeira quando você nasceu. A segunda agora, quando doou seu rim para você se salvar. Exatamente, Dri. O transplante que fez foi com o rim da mãe que você não suporta. Não há nenhum doador anônimo. Sua mãe te salvou".
Em choque, Adriana - a quem Jô (Bárbara Paz) recusou doar rim mesmo sendo compatível - se nega a crer que Beth é sua doadora e acusa Clara de ter criado a história para sensibilizá-la. "Impossível. Se minha mãe tivesse me doado o rim, eu saberia. Foi um doador anônimo. Não sei por que inventou essa história, Clara. Quer nos reconciliar, já sei. Mas, sinceramente, não é o melhor caminho", diz a advogada vítima de um câncer maligno no rim. "Eu jamais inventaria uma mentira desse tamanho. Acho que já me conhece", se defende a rival de Sophia (Marieta Severo), e Adriana explica sua colocação: "Conheço sim. Mas isso que está contando é muito improvável. Meu pai teria me dito". "Nossa mãe, sua mãe, pediu para ninguém contar. Principalmente para você não saber", conta a primogênita da estilista, e a advogada afirma não ver um motivo plausível para isso. "Ela dizia que você podia ter um abalo emocional, se soubesse que o rim era dela. E que podia até rejeitar o órgão", fala Clara.
A protagonista continua seu discurso em favor de Beth. "Ela sempre te amou. Muito. Sente culpa por ter te abandonado quando criança. Sabe que foi ingênua. Se deixou enganar pelo seu avô", argumtenta, e continua após ser interrompida pela defesa de Adriana a Natanael (Juca de Oliveira): "A vida é assim. Muitas vezes alguém é maravilhoso com a gente. Mas horrível com outras pessoas. Ninguém é uma coisa só. Temos lados bons e lados piores. Para você, seu avô mostrou o melhor". Clara também faz questão de enfatizar tudo o que a mãe das duas enfrentou para poder doar um rim à filha. "Ela parou de beber. Eu assisti o sacrifício. Foram dias e noites de desespero absoluto, onde ela ansiava por uma dose. Você não imagina a dor, a angústia de alguém que é viciado e para de beber. O corpo doía. Não conseguia dormir. Mas ela teve fibra. Parou", revela.
Clara, então, diz a Adriana que o estado de Beth é preocupante. "A alma de nossa mãe, sua mãe, é como uma chama tremulante. Ela não melhora porque não tem vontade de viver. É muita culpa, muita dor. Ela sente que já fez o que devia fazer. E que pode partir", fala, despertando pânico na jovem. "Partir?", pergunta a coach, e a irmã mais velha explica: "Dri, a alma dela precisa de amor. Do seu amor. Pense. Ela colocou a própria vida em risco, para salvar a sua. Por amor. Agora ela precisa do seu amor também".
Decidida a retribuir a salvação recebida por Beth, Adriana vai até ela para colocar um fim ao seu rancor. "Mãe, me perdoa", fala, e a costureira fica confusa: "Perdoar você? Eu, perdoar você?" "Me perdoa, me perdoa! Você fez tudo por mim e eu não soube reconhecer. Você arriscou sua vida para eu viver", fala a colega de profissão de Patrick (Thiago Fragoso). "Eu arriscaria mil vezes a minha vida por você", declara a ex-mulher de Henrique. Chorando, Adriana se mostra disposta a recuperar o tempo perdido com a mãe. "Eu vim pedir uma coisa para você. Não sei se mereço, mas vou pedir. Vem morar comigo", fala, deixando Beth surpresa. "Morar com você? É um convite maravilhoso, uma surpresa linda! Mas a Clara vai ficar sentida", responde a avó de Tomaz, mas a caçula é insistente: "A Clara vai entender. Mãe, eu quero conhecer você. E quero que me conheça. Nós estivemos afastadas tanto tempo. Vem para perto de mim". Feliz com a cena, Clara concorda com a mudança de Beth: "Eu vou sentir saudades da mãe. Mas você, Dri, tomou a melhor decisão. A alma dela precisava do seu amor!"
(Por Carol Borges)