Na novela "Novo Mundo", a vitória de Thomas (Gabriel Braga Nunes) no processo pela guarda da filha de Anna (Isabelle Drummond) vai deixar Joaquim (Chay Suede) inconformado. Como sabe que a escritora será obrigada a voltar para a casa do marido para proteger a criança, nos próximos capítulos da trama das seis, o herói decide então desafiar o vilão para um duelo, mas mesmo vencendo, não tem coragem de matá-lo. As cenas vão ao ar ainda nesta semana no folhetim que vem sendo reprisado desde março em virtude do adiamento, agora para 2021, de "Nos Tempos do Imperador".
Na sequência, no meio de uma estrada, Thomas se surpreende com a abordagem de Joaquim e pergunta: "O que é que você quer?". "Resolver essa história de uma vez por todas. Espero que você não fuja", responde o verdadeiro pai da filha de Anna, e completa: "Você já tentou me matar algumas vezes e nunca conseguiu. Estou te dando essa chance. Por que não faz isso agora?".
Soberbo, o ex-ministro afirma: "Você está sendo um idiota. Sou muito melhor do que você com uma espada, você não tem chance de lutar contra mim e sair vivo". De fato, na última vez que os dois duelaram, Joaquim só não morreu porque Anna apareceu para salvá-lo e por pouco não matou o marido. No início do novo duelo, o ator leva a pior, mas consegue virar o jogo e rende o rival encostando a ponta de sua espada na garganta dele. "Que Deus perdoe os seus pecados, Thomas Johnson!", diz.
O capítulo termina com o olhar de pavor do inglês, que na continuação da cena pede clemência, implora para não morrer. Joaquim, por causa de sua índole, não consegue matá-lo, mas faz um alerta: "Maldito! Se fizer algum mal a Anna, se tocar num fio de cabelo dela ou da minha filha, eu vou terminar o que vim fazer". Porém, de nada adianta a ameaça, pois em pouco tempo Thomas não só vai queimar o livro da mulher, como também dá uma surra de cinto nela, após impedir uma tentativa de fuga.
Dom Pedro (Caio Castro) engravidou três ao mesmo tempo, porém os seus relacionamentos paralelos logo vão ser descobertos por Leopoldina (Leticia Colin). Ao receber uma série de cartas, a austríaca encontra uma mensagem de Domitila (Agatha Moreira) para o seu marido e fica sabendo que a rival também está grávida dele. Leopoldina acaba perdendo os sentidos ao descobrir a traição. Por sua vez, Pedro faz de tudo para ter o perdão da mulher.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)