Uma aventura romântica está prestes a começar nesta quarta-feira (22). A novela "Novo Mundo", escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson - estreantes como autores, mas colaboradores experientes -, vai contar a história de amor de Joaquim Martinho (Chay Suede) e Anna Millman (Isabelle Drummond). Ambientada no período histórico da chegada da Princesa Leopoldina (Leticia Colin) e da independência do Brasil (entre 1817 e 1822), a trama promete muitas cenas no estilo capa e espada. Conheça os personagens na lista de abaixo e veja quem é quem em nossa galeria. E para saber antes das emoções dos primeiros capítulos, leia o resumo da semana!
Joaquim Martinho (Chay Suede) – jovem ator que no início da trama é casado com Elvira (Ingrid Guimarães), sua colega da companhia de teatro. Embarca no navio rumo ao Brasil e tem a vida tranformada durante a viagem. Se apaixona por Anna (Isabelle Drummond) e além de um herói torna-se também defensor de Dom Pedro (Caio Castro). Grande entusiasta da independência brasileira.
Anna Millman (Isabelle Drummond) – a professora de português de Leopoldina (Letícia Colin), é uma jovem inglesa forte, inteligente e culta. Escreve um diário durante a viagem para o Brasil e se apaixona por Joaquim Martinho, mas se envolve com Thomas (Gabriel Braga Nunes) e já em terras brasileiras sofre com as investidas de Dom Pedro (Caio Castro). É irmã adotiva de Piatã (Rodrigo Simas) e filha de Sir Edward, que desapareceu misteriosamente no Brasil.
Dom João (Léo Jaime) – rei português, casado com a rainha espanhola Carlota (Débora Olivieri). Pai de Dom Pedro (Caio Castro), Maria Tereza (Carolina Pismel) e Miguel (Daniel Rangel).
Carlota Joaquina (Débora Olivieri) – Rainha espanhola casada com Dom João e mãe de nove filhos, entre eles Pedro (Caio Castro), cujo comportamento faz com que ela viva às turras com o marido. Com personalidade muito forte e gênio voluntarioso, Carlota não esconde sua preferência por Miguel (Daniel Rangel), seu filho caçula.
Dom Pedro (Caio Castro) – filho de Dom João e Carlota Joaquina, o Príncipe Regente é amado pelo povo, mas tem temperamento explosivo e é avesso às convenções. Apesar de sua paixão pela bailarina francesa Noèmie (Luisa Micheletti), ele é mulherengo ao extremo. Casa-se com Leopoldina (Letícia Colin) por meio de uma procuração após um acordo político entre suas nações e transforma-se em um verdadeiro governante quando a família real volta para Portugal, deixando-o sozinho no Brasil. Vai lutar para livrar a colônia das injustiças de Portugal e sua vida muda quando conhece Domitila (Agatha Moreira).
Leopoldina (Letícia Colin) – educada, culta e inteligente, a Arquiduquesa da Áustria casa-se com Dom Pedro sem conhecê-lo, por causa de um acordo político entre suas nações. Quando chega ao Novo Mundo se decepciona muito com o marido, mas acaba se apaixonando pelo Brasil e se tornar uma grande articuladora da independência. Anna Millman, sua professora de português, é sua confidente.
Chalaça (Romulo Estrela) – secretário alcoviteiro de Dom Pedro, ele se apaixona por Domitila (Agatha Moreira) mas é traído por ela, que o usa para se aproximar do Príncipe Regente.
Lurdes (Bia Guedes) – fiel e dedicada dama de companhia portuguesa de Leopoldina, que embarca com ela para a viagem da Europa até o Brasil.
Maria Tereza (Carolina Pismel) – filha de Carlota e Dom João, irmã de Dom Pedro e Miguel (Daniel Rangel).
Miguel (Daniel Rangel) – filho mais novo de Carlota e Dom João, irmão caçula de Dom Pedro e Maria Tereza.
José Bonifácio (Felipe Camargo) – ministro de Dom Pedro que se torna grande amigo e confidente de Leopoldina após o retorno da família real para a Europa. É inimigo declarado de Domitila (Agatha Moreira) e um grande entusiasta da independência do Brasil.
Narcisa Emília (Marcia Cabrita) – casada com José Bonifácio ela mantém o marido na linha a muito custo, indo sempre buscá-lo na boemia. Contudo, a própria Narcisa está longe de ser boazinha e vive criticando os outros, fazendo intriga, mas com muita simpatia e sorrisos.
Patricio (André Dias) – o mordomo da família real no Brasil que a contragosto acaba por ser cúmplice de Dom Pedro em suas escapadelas. Controla todo o movimento e serviçais do palácio e se acha mais importante que os outros empregados por trabalhar para Carlota Joaquina.
Dalva (Mariana Consoli) – espevitada, a arrumadeira da Quinta, vive à procura de um noivo. Servidora fiel dos patrões, vai se tornar parceira de bilhar de Leopoldina.
Piatã (Rodrigo Simas) – índio nascido no Brasil, ele foi criado na Inglaterra por Edward, pai de Anna. Não sabe muito sobre seu passado e se sente deslocado, sem entender seu lugar no mundo. Vai com a irmã de criação no navio de Leopoldina, em busca de respostas em seu país de origem.
Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes ) – oficial da marinha inglesa, ele embarca para Brasil como espião de Portugal, a fim de impedir que a independência aconteça. Se aproxima de Anna para ter acesso a Leopoldina e à família real, mas acaba se apaixonando de verdade. Apesar da fama de herói da marinha britânica, na verdade Thomas é o grande vilão da história: um mercenário, traficante de escravos, louco por dinheiro e traidor.
Doutor Peter (Caco Ciocler) – médico da comitiva de Leopoldina, não sabe o que lhe espera na missão austríaca. No Brasil ele fica responsável pelos cuidados com a saúde de Dom Pedro e se envolve não só com a Corte, mas também com o povo do novo mundo.
Letícia (Maria João) – bióloga casada com Ferdinando (Ricardo Pereira). O casal chega ao Brasil junto com a comitiva de Leopoldina e fará uma expedição pelas matas do novo mundo.
Ferdinando (Ricardo Pereira) – botânico casado com Letícia, vai para o Brasil com ela na missão austríaca, na nau de Leopoldina, com a intenção de estudar a flora do país. Em terras brasileiras vai fazer uma expedição pelas junto com a mulher, que é bióloga.
Wolfgang (Jonas Bloch) – Nobre austríaco que na comitiva de Leopoldina rumo ao Brasil é responsável pelos investimentos e economias da princesa. Se apaixona por Diara (Sheron Menezzes) ela enquanto ela é sua escrava e sofre uma grande transformação ao se casar com ela.
Mordomo Schultz (Ruben Gabira) - austríaco, o mordomo de Wolfgang detesta o Brasil e se nega a aprender o português. Tem profundo despreso por Diara (Sheron Menezzes).
Licurgo Ferreira (Guilherme Piva) – o proprietário da Estalagem e Taberna dos Portos - apelidada de "Estalagem e Taberna dos Porcos", por falta de higiene - é a personificação do jeitinho brasileiro de se dar bem, e não perde a chance de tirar vantagem em cima dos outros. Ele é casado com Germana (Viviane Pasmanter).
Germana Ferreira (Viviane Pasmanter) – autoritária, preguiçosa e mandona, a dona da taberna - que também serve de hospedagem para os estrangeiros que chegam ao Rio de Janeiro e funciona como pensão - fica sempre de olhos e ouvidos atentos às conversas que escuta no estabelecimento, a fim de tirar vantagem das informações privilegiadas que consegue.
Hugo (César Cardadeiro) – chega à Estalagem procurando trabalho e vai despertar em Germana sentimentos há muito tempo esquecidos.
Elvira Matamouros (Ingrid Guimarães) – atriz portuguesa da mesma companhia que Joaquim, por quem é apaixonada e se aproveitou de uma bebedeira dele para fazê-lo se casar com ela. Ambiciosa, mas muito engraçada, ela nunca mais dá sossego ao "marido".
Quinzinho (Théo Lopes) – filho de uma sobrinha de Licurgo, que morre após o parto, será criado por ele e por Germana na Estalagem dos Portos. Se torna protegido de Elvira e todos acham que o menino é mudo de nascença.
Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco) – pirata inglês que conheceu Edward, o pai de Anna, e sabe vários segredos do passado de Thomas.
Hassan (Thiago Thomé) – pirata parceiro de Fred Sem Alma.
Domitila (Agatha Moreira) – casada com Felício (Bruce Gomlevsky), um oficial da Guarda, ela tenta usar Chalaça para se aproximar de Dom Pedro e não mede esforços para chegar ao príncipe, a quem pede ajuda usando sua condição de vítima do marido.
Maria Benedita (Larissa Bracher) – irmã de Domitila e Francisco (Alex Moreno).
Felício (Bruce Gomlevsky) – oficial do exército, ele é um homem violento que agride fisicamente Domitila, com quem é casado.
Francisco (Alex Moreno) – irmão de Domitila e Maria Benedita.
Rosa (Alice Morena) – escrava de Domitila.
Padre Olinto (Daniel Dantas) – padre que veio ainda jovem para o Brasil e se rebelou contra a visão da Igreja Católica sobre os índios. Se torna grande defensor do povo indígena, passando a viver junto a eles.
Jacira (Giullia Buscacio) – índia guerreira que contraria as regras aplicadas às mulheres na aldeia e luta pelo direito de lutar como os homens, por exemplo. Vai se apaixonar por Joaquim, mas tentará esquecê-lo ao saber do seu amor por Anna. Depois se encanta pelo botânico Ferdinando, ao mesmo tempo em que desperta a paixão de Piatã.
Cacique Ubirajara (Allan Souza Lima) – índio guerreiro, líder de uma das aldeias, casado com Jurema.
Jurema (Jurema Reis) – índica casada com o cacique Ubirajara.
Pajé Tibiriça (Roney Villela) – líder espiritual da aldeia.
General Avilez (Paulo Rocha) – General do Exército Português a serviço da corte portuguesa e comparsa de Thomas. Quer que o Brasil volte a ser colônia e faz de tudo para Dom Pedro voltar para Portugal. Casado com Dulcina (Joana Solnado), que será seduzida pelo Príncipe Regente.
Dulcina (Joana Solnado) – Esposa de Avilez (Paulo Rocha). Será uma das conquistas de Dom Pedro (Caio Castro).
Noèmie (Luísa Micheletti) – bailarina francesa e primeira amante de Dom Pedro, por quem ele se apaixona de verdade. Ela engravida, e Dom João e Carlota vão tentar afastá-la do Príncipe.
Diara (Sheron Menezzes) – antes escrava, ela se torna a Baronesa da Paciência após se casar Wolfgang, um nobre austríaco. Aparenta é ser espalhafatosa, mas tem outras camadas em sua personalidade. Filha adotiva de Idalina (Dhu Moraes) e irmã adotiva de Matias (Renan Monteiro), Diara vai fazer de tudo para conseguir a alforria dos dois e lutará pela abolição.
Idalina (Dhu Moraes) – escrava antiga da casa de Sebastião (Roberto Cordovani), que sabe muita coisa sobre o passado dele. Tem um filho biológico, Matias (Renan Monteiro), e Diara, adotiva.
Matias (Renan Monteiro ) – filho de Idalina e irmão adotivo de Diara, ele é o faz-tudo da casa. Homem forte e fiel a Sebastião (Roberto Cordovani), o patrão. Apaixonado por Diara, não suporta tê-la perdido.
Sebastião Quirino Plácido (Roberto Cordovani) – comerciante de escravos e representante das Cortes Portuguesas, que se associa a Thomas para impedir a independêcia do Brasil. Pai da rebelde Cecília (Isabella Dragão), que insiste em contrariá-lo.
Cecília (Isabella Dragão) – a filha de Sebastião é idealista, culta e gosta de estudar. Sua mãe morreu na viagem para o Brasil e por isso a menina foi criada em um convento. Se apaixona por Libério (Felipe Silcler), mas seu pai é contra e ela terá que enfrentá-lo para ficar com o amado.
Libério (Felipe Silcler) – jornalista e proprietário do jornal Diário da Corte, ele se apaixona por Cecília, mas Sebastião, o pai da moça faz de sua vida um verdadeiro inferno.
Jacinto (Babu Santana) – capataz de Sebastião que também faz trabalhos sujos para Thomas.
Maria Amália (Vanessa Gerbelli) – portuguesa que perdeu a memória e conta com a ajuda de Dr. Peter para lembrar de seu passado e esclarecer o mistério entorno de sua vinda para o Brasil.
Miss Liu (Luana Tanaka) – chinesa contratada por Thomas que se torna confidente de Anna.
Nivea (Viétia Zangrandi) – brasileira que trabalha na casa de Thomas.
Manoel (Chao Chen) – chinês de Macau que está no navio de carga onde Elvira embarca escondida e decide acobertá-la, esperando receber ouro em troca.
Catarina (Alice Borges) – é roubada por Elvira.
Guarda (Raphael Sander) – Guarda europeu.