Pela primeira vez em 22 anos, "Malhação - Viva a Diferença" vai abordar o tema do alcoolismo na adolescência. Desde o início, a atual temporada vem abordando assuntos polêmicos, como o racismo contra o casal Tina (Ana Hikari) e Anderson (Juan Paiva) e a gravidez na adolescência de Keyla (Gabriela Medvedovski), que não tem certeza de quem é o pai. A personagem ainda se acha gorda e recorre a remédios para emagrecer. O ciberativismo também é abordado com os personagens de Ellen (Heslaine Vieira) e Jota (Hall Mendes), bullying com Benê (Daphne Bozaski), que é portadora da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo leve. Já o alcoolismo será tratado com MB, personagem de Vinicius Wester, de 21 anos. "É uma responsabilidade grande", diz o ator sobre dar vida ao personagem, em entrevista ao Purepeople.
Em temporadas anteriores, houve sugestões de bebedeira na trama, mas nunca de forma tão explícita. Vinicius Wester, intérprete de MB, reconhece a importância do personagem na história. "Existe uma porcentagem muito grande de jovens brasileiros com dependência química e problemas alcoólicos. Precisamos encarar os fatos e conscientizar as famílias e os adolescentes. É algo muito sério e que pode destruir a vida de uma pessoa para sempre", salienta. O ator conta que nunca passou por esse problema e nem conhecia um caso próximo. "Fui conversar com pessoas que já tinham passado por isso, para entender melhor e buscar entender como era a relação delas com a sociedade em geral."
Vinicius já sente a repercussão de seu personagem nas redes sociais e se surpreende. "Estou com aproximadamente 20 mil seguidores no Instagram e isso já é mais do que eu poderia imaginar! Felizmente não tenho recebido críticas negativas em relação ao meu trabalho, mas dá para ver que o personagem está chegando nas pessoas, elas já estão reagindo", conta ele, animado. MB é um menino inconsequente e o ator conta que isso é fruto do background dele. "Acho que, como todo jovem, ele é curioso, quer experimentar novidades e muitas vezes não tem noção das consequências. Mas o real motivo da rebeldia é o fato de que ele nunca foi repreendido pelos pais. Ele vem de uma família que nunca lhe impôs limites", opina.
MB é integrante de uma banda de rock na trama e Vinicius revela que o gosto musical do personagem o agrada muito: "Algumas das minhas bandas favoritas são Nirvana, Charlie Brown Jr. e Legião Urbana". Seu personagem também é namorado de Lica (Manoela Aliperti) e o casal passa por um momento de turbulência quando a menina sofre com a separação dos pais e descobre que é irmã de Clara (Isabella Scherer). "Isso deixa a Lica muito marcada e claramente o MB não é a melhor pessoa para apoiá-la nesse momento. Ele não consegue suprir a demanda emocional que ela tem, enquanto o Felipe (Gabriel Calamari), consegue. MB é muito intenso, né? Vai fazer muita besteira, logo depois vai se arrepender, vai ter algumas novas experiências, fazer novas amizades..."
(Por Clara Mayrink)