A reta final da novela "Império", colocará frente a frente Silviano (Othon Bastos) e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), pai e filho, em uma delegacia. Tudo terá início quando José Alfredo (Alexandre Nero) descobrirá que o biólogo foi o responsável por instalar uma câmera na sua sala, e irá preparar uma armadilha contra o biólogo. O Comendador, então, contará para Cristina (Leandra Leal) - reconhecida como ele por sua filha legítima - que marcou encontro com um informante para obter informações a respeito do misterioso Fabrício Melgaço.
Maurílio vai assistir de tudo através do computador, e irá ao local. Mas acabará surpreendido pela polícia e será preso. Enquanto isso, Silviano vai conseguir fugir, dirigindo em alta velocidade. Nesse momento, ninguém vai saber quem é o aliado do falsário, que se tornou amante de Danielle (Maria Ribeiro). Mas o mordomo e fiel escudeiro de Maria Marta (Lilia Cabral), com quem já foi casado, não vai abandonar o filho à própria sorte.
Maurílio alertará o pai em relação a Merival
Silviano irá à delegacia e vai surpreender Maurílio, que lhe chamará de pai. Em seguida, o biólogo que tentou matar o Comendador durante o desfile da União de Santa Tereza alertará o pai em relação a Merival (Roberto Pirillo). "Merival, pai, ele pode ser um problema para nós", dirá Maurílio. O ex-marido de Maria Marta vai notar que o rapaz também é inimigo do dono da Império das Joias e, por essa razão, deverá se juntar a eles.
"Você sabe lidar com dificuldades melhor do que ninguém. Aliás, driblou a polícia naquela manobra espetacular, sem deixar rastros. Meu pai, você é um ás do volante e nunca me disse nada!", elogiará Maurílio. "A ocasião faz o ladrão. E não esqueça que durante anos dirigi bêbado e insone pelas estradas tortuosas de Mônaco. Aprendi aquelas manobras por lá", responderá Silviano.
Maurílio alertará o pai em relação a Merival
Nesse instante, o biólogo que se passou por filho de Sebastião Ferreira (Reginaldo Faria) vai recordar a passagem do pai pelas casas de aposta do principado. "Onde esbanjou todo o seu dinheiro no cassino", dirá. "Dinheiro que agora recuperei em dobro. Graças aos descuidos do comendador", lembrará o mordomo. Durante a conversa, Maurílio vai citar a ocasião quando o pai roubou Zé Alfredo.
"Esses milionários desconsideram tanto os empregados, que está aí o preço: ele abria e fechava aquele cofre na sua frente, não é, pai? Mereceu ser roubado. Que pague pelo resto da vida", senteciará Silviano. Logo depois, o mordomo irá então dar uma bronca no filho. "Por falar em pagar uma dívida, você não devia ter acusado esse tal de Marcão (Joe Ribeiro) para não ter que me comprometer na cena do flagrante da polícia".
'Me tire da cadeia', pedirá o biólogo
Após se entender com o herdeiro, Silviano vai chamar Merival e, imediatamente, o advogado questionará se o mordomo e Fabrício Melgaço são a mesma pessoa. O ex-marido da Imperatriz vai negar e afirmará que seu único objetivo é destruir José Alfredo. Dirá também que corre risco de ser assassinado caso revele sua identidade, para concordância de Maurílio.
"Exatamente, Merival. Por isso, por favor, faça apenas aquilo para o qual meu pai te contratou: me tire da cadeia. E, a partir daí, considere-se não a nosso serviço, mas ao de Fabrício Melgaço!", encerrará ele.