O Comendador (Alexandre Nero) vai tomar uma decisão polêmica nos próximos capítulos da novela "Império". Após finalmente concordar em fazer o teste de DNA para saber se é ou não pai biológico de Cristina (Leandra Leal), José Alfredo muda de ideia e resolve descartar o resultado com uma proposta que surpreende a todos: adotar a jovem. As cenas vão ao ar a partir de 1º de novembro na novela das nove da Globo.
Ao saber que o teste de paterndiade da sobrinha será realizado, Cora (Drica Moraes) - que chegou a forjar um exame de DNA - fica radiante e já se vê com as mãos numa parte da fortuna do magnata. Na mansão dos Medeiros, José Alfredo avisa Maria Marta que vai assumir Cristina como filha, caso o resultado seja positivo. Os dois então se submetem à colheita de material genético e aguardam a resposta do laboratório.
Só quem, quando está prestes a saber se é ou não pai de Cristina, já com o resultado em mãos, José Alfredo se recusa a abrir o envelope. Em uma reunião na joalheria diante de toda a família medeiros, da possível nova herdeira e de Cora, que aparece mesmo sem ser convidada, o empresário rasga o teste em pedacinhos, o que provoca uma enorme confusão na sala.
Furiosa e descontrolada, Cora parte para cima do Comendador, na tentavida de tirar os pedaços de papel dele, porém Zé põe tudo na boca e avisa: "Nem que tenha que engolir tudo isso, mas você nem ninguém vai saber o resultado deste exame". "Eu te mato! Isso é crime!", esbraveja a vilã, indignada. Mas, para surpresa de todos, quando Cristina perde a paciência e ameaça ir embora, ele dispara: "É bom você mudar de opinião a meu respeito, mocinha, já que minha intenção é ser seu pai! Seu pai, sim... Adotivo".
Mas a estudante afirma que ele está dispensado de sua vida e sai da sala, ao que é seguida por José Alfredo, que quer se explicar. "Explicar o quê? Que não suporta a ideia de ser meu pai de verdade, por isso vai me adotar como filha? Por quê? É pena? É culpa?" - indaga Cristina. E então o argumento dele a deixa desarmada:
"É por causa da sua mãe e do meu irmão. Para não manchar a história dos dois. Se aquele exame mostrasse que eu sou seu pai biológico, para mim isso seria a prova de que eu traí Evaldo quando desrespeitei a casa do meu irmão e me envolvi com a mulher dele diante do seu próprio nariz. E seria a prova de que havia traído Eliane também, quando acreditei nas mentiras da Cora e não voltei atrás da sua mãe, mesmo achando que podia ser meu o filho que ela estava esperando... Você".
Depois de ouvir isso Cristina ainda reluta um pouco, mas acaba cedendo: "Aceito ser sua filha, pela memória da minha mãe, do que ela me pediu naquela carta antes de partir, pelo amor louco que soube que o senhor e minha mãe viveram...". Emocionado, o milionário a interrompe e afirma: "Não fala mais nada. É isso o que tem que ser, fosse aquele resultado positivo ou negativo. Você sempre foi minha filha e eu vou aprender a te amar, e você a mim também. Só espero que Eliane, onde estiver, esteja vendo isso". As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".