Na novela "Gênesis", Rúben (Felipe Cunha) vai ser surpreendido quando souber que os irmãos venderam José (Juliano Laham) como se fosse escravo. "Nós vendemos ele pros mercadores ismaelitas! Pronto", fala, rápido, Simeão (Igor Cotrim), o assassino de Siquém (Marcelo Filho). As cenas vão ao ar na semana que vem na trama bíblica da Record TV, que chega a sua sétima fase, e o Purepeople antecipa.
Rúben, filho mais velho de Jacó (Petronio Gontijo), não estará com os irmãos quando eles venderam o rapaz, futuro governador do Egito. E logo após chegar a um campo de Canaã nota que algo está errado. "Mas que caras são essas?", questiona. "Rúben não tem resposta de nenhum deles. Simeão é o único que está de pé, olhando para os irmãos, como que dizendo para ninguém falar nada. Por último, ele olha para Judá (Thiago Rodrigues), como que pedindo sua ajuda", pede o roteiro.
Não demora para o primogênito de Lia (Ingra Lyberato) ir na direção da cisterna na qual José foi jogado e ver que o buraco está aberto. "Rúben, você precisa ficar calmo e a gente vai te explicar...", pede Judá, que teve a ideia de vender o irmão. "Nós vendemos José como escravo", reforça, envergonhado, Judá, deixando Rúben pasmo. "Foi a melhor solução, Rúben", prossegue Simeão, com medo. O filho mais velho de Jacó nota o único caminho possível para onde possam ter levado José e vai naquela direção.
Rúben corre o quanto pode e Simeão e Judá vão atrás, mas não conseguem alcança-lo. "Ele finalmente assimila que é impossível encontrar José nessa altura. Então, ele cai de joelhos, totalmente sem forças. Instantes no rosto de Rúben num desespero crescente, até que ele rasga suas vestes e grita, num misto de revolta, culpa, dor e desespero", prossegue o texto da novela, a primeira a estrear após o começo da pandemia de Covid-19.
"José se foi... O que vai ser de mim agora? O que eu vou dizer pro nosso pai? Como eu vou explicar a ausência de José?", questiona. "Quando o pai souber, ele vai morrer, Judá. Ele não vai aguentar...", prossegue ele. Simeão em um ato impensado tenta consolar o irmão mais velho.
"Bem, se isso acontecer... pelo menos você não corre mais risco de perder a primogenitura... vai conseguir o que tanto queria", dispara, sendo surpreendido. "Rúben se enfurece e acerta um soco na cara de Simeão, que se desequilibra e cai, chocado. Judá se surpreende com a fúria de Rúben e ampara Simeão. Rúben sai dali furioso. Em Simeão atônito com a agressão", completa o script.