Na novela "Gênesis", Isaque (Henri Pagnoncelli) e Esaú (Cirillo Luna) terão novo embate depois que o idoso descobrir culpa do filho no assassinato de Éder (Cesar Cardadeiro), aponta roteiro ao qual o Purepeople teve acesso. Além disso, o ruivo assume que tentou matar o irmão. "Como teve a coragem de botar veneno no presente do seu irmão?!", esbraveja o patriarca se referindo à manta confeccionada por Rebeca (Martha Mellinger).
Esaú, no entanto, age com cinismo em relação à morte de Éder, que deixará Zilpa (Lina Mello) fora de si. "Não fiz nada disso! Além de cego, tá imaginando coisas!", debocha o vilão, que tenta a qualquer custo se livrar do irmão gêmeo. Mas Isaque não cai na conversa do primogênito. "Vai negar seu crime?! Depois de ter matado Uriel (Bruno Suzano) e outros servos dessa casa?! Um perverso, é isso que você é!!!", afirma.
Só que Esaú se mantém no papel de vítima até admitir o plano macabro. "O senhor se julga muito justo, mas olha só como são as coisas! Meu irmão rouba tudo que é meu, e, mesmo assim, ele tem a bênção e eu a maldição? Quer saber, confesso! Tentei matar Jacó! Desde o início, eu já sabia que ele tava na casa de Labão!", confessa.
A confissão deixa em choque Rebeca e Isaque, que só irá rever Jacó quando estiver no leito de morte, aos 180 anos. "É mesmo uma pena que não tenha conseguido, que o desgraçado tenha escapado de novo! Mas não vai ser por muito tempo", prossegue o marido de Judite (Juliana Lohmann), abalando ainda mais a mãe e fazendo o pai se aproximar.
"Olha aqui!! E presta bastante atenção no que eu vou dizer. Você vai parar com essa perseguição a Jacó e você vai parar agora. Se eu souber que você fez qualquer coisa. Qualquer coisa contra o seu irmão, eu te expulso daqui", ameaça, segurando Esaú pela roupa. "Você vai sair daqui sem nada! Porque talvez você não tenha percebido. Tudo o que você vê aqui é meu. Não é do seu irmão e definitivamente não é seu. Uma ordem minha e eles te escorraçam daqui", prossegue.
"Então experimenta!! Experimenta me desobedecer!! Você vai ver só o que te acontece!!", segue Isaque no folhetim que se aproxima de sua sétima e última fase, deixando a área do acampamento. Depois, Rebeca ainda questiona o motivo do filho ter tentado matar Jacó antes de ir atrás do marido, enquanto Judite reprova a atitude do ruivo.
"Acho que Esaú foi longe demais dessa vez", aponta a loira. Já Maalate (Lidi Lisboa) lamenta que Jacó permaneça vivo. "Pena que o plano falhou... Ia adiantar tanto o nosso lado...", dispara surpreendendo a todos.