A vida não está nada fácil para Filomena (Débora Nascimento) na novela "Êta Mundo Bom!". Nos próximos capítulos da trama reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", a dançarina decide se afastar a cidade para ter o filho que espera de Candinho (Sergio Guizé) na fazenda. Isso só acontece porque a jovem que deu um fora no matuto vai ser convencida por Sandra (Flávia Alessandra) a abandonar o caipira, na mira de um plano de assassinato da vilã. Em troca, a megera dá uma bom montante em dinheiro para a filha de Cunegundes (Elizabeth Savala).
Já de volta ao interior, Filó surpreende a mãe e é ameaçada pela "Boca de Forno". "Ô Filomena, eu já lhe expulsei uma vez, quer que eu lhe expulse de novo?", questiona irônica a outra vilã, que terá visto ir por água baixo seus planos de morar com o filho de criação. De cara a gravidez é notada por Manuela (Duh Moraes). "Jesus, ela tá prenha", dispara para surpresa do pai, Quinzinho (Ary Fontoura), fazendo Cunegundes perguntar o motivo de terem escondido o segredo dela. "Eu vim porque preciso de um lugar calmo e seguro para ter o meu filho em paz", alega a viúva do comendador (Luis Gustavo).
Mas Cunegundes não recebe nada bem a filha, que passará a ser procurada por Candinho. "Aqui não é lugar de filha perdida vir para parir filho", sentencia. Só que Quinzinho resolve encarar a mulher. "Se minha filha está esperando um filho, eu sou pai dela. E ela não vai ficar desamparada pelo mundo não. Se ela vai ter um filho vai ter aqui, perto de nós que semos seus avô", garante. A mãe de Filó reage e peita o marido afirmando que ele sempre foi submisso a ela. "E não é agora que vai falar. Vosmicê sempre disse sim, senhora, repete, Quinzinho, sim, senhora", diz. "Eu digo, não, senhora", continua, firme, Quinzinho.
A mãe de Mafalda (Camila Queiroz) ainda chantageia o marido e bate-boca com a filha virgem, quando ela fala do "cegonho". Já Quinzinho se mostra decidido e garante que não largará Filó ao Deus dará. "Ô pai, eu lhe agradeço tanto, agora sim eu vejo como é pai, fiquei até comovida", agradece. Só depois de tudo isso é que a mocinha grávida de Candinho exibe à família o dinheiro que recebeu. É o suficiente para Cunegundes mudar o tom da conversa: "Como eu, vossa mãe, sou mulher submissa ao marido, vou ser obrigada a aceitar". "Ô filha, querida, ô Filó, minha filha amada, querida, seja bem-vinda", completa até beijando a barriga de gravidez da dançarina. E você lembra qual foi o final de Filó no último capítulo da novela?
(por Guilherme Guidorizzi)