O mistério das vidas passadas é o ponto de largada da novela "Espelho da Vida", que estreia nesta terça-feira (25) na faixa das seis. A trama de Elizabeth Jhin, responsável por sucessos espíritas como "Escrito nas Estrelas" (2010) e "Além do Tempo" (2015) traz à frente do elenco Vitória Strada. A atriz escolhida para substituir Isis Valverde dá vida a Cris Valência, que interpretará Júlia Castelo em um filme dirigido pelo seu namorado, Alain Dutra (João Vicente de Castro). A jovem foi morta nos anos 1930 e durante as pesquisas para a personagem, Cris voltará no tempo e descobrirá que em outra vida foi a própria Júlia.
A novela sucessora de "Orgulho e Paixão" vai se passar em três períodos ao mesmo tempo: 1932, 2018 e no filme a ser dirigido por Alain por imposição do avô, Vicente (Reginaldo Faria). Vai ser por conta do grave estado de saúde dele que o diretor volta para sua cidade natal, Rosa Branca, ao lado da namorada. Na cidade do interior, ele reencontra a ex-namorada, Isabel (Alinne Moraes), que no passado o traiu com seu próprio primo, Felipe (Patrick Sampaio), e acabou engravidando dele. Quando descobre que o ex está de volta a Rosa Branca, Isabel vai fazer de tudo para reconquistá-lo. Enquanto isso, Cris entra de cabeça na vida de Júlia, supostamente assassinada por Danilo Breton (Rafael Cardoso). Ao mesmo tempo, a chegada da equipe de filmagem passa a movimentar a pacata cidade. Entre os astros do filme de Alain estão Mariane, vivida por Kéfera Buchmann em sua estreia em novelas, e Mauro César, papel de Rômulo Neto. Ele vai ser perseguido pela fã número um, Pat (Debora Ozório).
Gravada desde meados de junho, "Espelho da Vida" teve cenas feitas em quatro cidades de Minas Gerais: Mariana, Tiradentes, Ouro Preto e Carrancas. As cenas reuniram 100 profissionais e mais de duas dezenas de atores. Entre os nomes convocados para essas gravações estão além de Vitória, Alline e João Vicente, que perdeu 12 quilos para a trama, Ana Lúcia Torre e Irene Ravache. Cada cidade mineira vai representar um pouco de Rosa Branca. As serras e cachoeiras são de Carrancas, enquanto as ruas foram emprestadas de Tiradentes e Mariana. Já Ouro Preto contribuiu com o centro da cidade. Veja a seguir quem é quem e descubra o que vai acontecer na primeira semana de "Espelho da Vida".
Núcleo Cris Valência
Cris Valência (Vitória Strada) - A jovem herdeira de Ana (Julia Lemmertz) e Américo (Felipe Camargo) é uma atriz de teatro que se dá muito bem também com o padrasto, Flávio (Ângelo Antônio). Vai protagonizar o filme dirigido pelo namorado, Alain (João Vicente de Castro), no qual viverá Julia Castelo. Enquanto faz estudos para o papel, fica sabendo que em outra vida, ela foi Júlia. Ao voltar para os anos 1930, faz de tudo para saber quem é o assassino de Julia.
Ana (Julia Lemmertz) – A mulher de Flavio (Ângelo Antônio) faz de tudo para não ficar tão aflita com a filha, Cris (Vitória Strada). Se muda para Rosa Branca por conta do filme que será rodado. Deixará o marido magoado ao fazer a mudança para a outra cidade porque se aproxima novamente de Américo (Felipe Camargo), seu ex.
Flavio (Ângelo Antônio) – O padrasto de Cris (Vitória Strada) considera a atriz como sua filha. O restaurador, por isso, não quer que Américo (Felipe Camargo), pai dela, se aproxime tanto da jovem como de Ana (Julia Lemmertz), sua mulher. Também vai viajar para Rosa Branca por conta das filmagens.
Américo (Felipe Camargo) – O ex de Ana (Julia Lemmertz) vai fazer de tudo para uma nova aproximação da filha, Cris (Vitória Strada), quando ela se mudar para Rosa Branca. Nunca deixa de estar implicado em negócios ilegais. Américo esconde ainda o motivo que o levou para a cidade.
Núcleo Alain Dutra
Alain Dutra (João Vicente Castro) – O diretor de novelas foi namorado de Isabel (Alinne Moraes) enquanto morava em Rosa Branca. Ele retorna para a cidade porque o avô, Vicente (Reginaldo Faria), está à beira da morte. Na cidade natal, vai rodar o filme sobre Julia Castelo (Vitória Strada), assassinada nos anos 1930, e terá sua vida virada do avesso.
Bola (Robson Nunes) – O amigo de Alain (João Vicente de Castro) nutre uma paixão por Mariane (Kéfera Buchmann), atriz que integra o filme que o diretor vai rodar na cidade. Bola é o produtor da produção.
Mauro César (Rômulo Arantes Neto) – No filme de Alain (João Vicente de Castro), dará vida a Gustavo Bruno. Na vida real, simula relacionamento com Mariane (Kéfera Buchmann) como forma de espaço na mídia, contudo eles acabam tendo um caso de verdade. Vai ser alvo das 'perseguições' de Pat (Débora Ozório), sua grande fã.
Mariane (Kéfera Buchmann) – A atriz vai dar vida a Dora no filme sobre a vida de Júlia. Teve um relacionamento com Alain (João Vicente de Castro) e, por isso, acha que caso o diretor e Cris (Vitória Strada) se separem, ela será a estrela principal do longa. Para acabar com o namoro deles, terá o auxílio de Josi (Thati Lopes). Acompanhada por uma multidão na web, Mariane esbanja autoestima e é vaidosa
Solange (Luciana Vendramini) – Outra atriz que vai integrar o elenco do filme de Alain (João Vicente de Castro). Se no passado teve um caso com Emiliano (Evandro Mesquita), atualmente não tolera o ex, com quem vai contracenar no longa. No filmes, eles são marido e mulher para sua revolta. Solange também não gosta do passar dos anos.
Emiliano (Evandro Mesquita) – O ex de Solange (Luciana Vendramini) vive às turras atualmente com a atriz. No filme, será Eugênio, marido de Piedade, papel de Solange, e pai de Julia.
Carmo (Vera Fischer) – Dona de uma personalidade intensa, a atriz acha que com o passar dos anos não ganha mais personagens de destaque. Também atuará no longa Alain (João Vicente de Castro) e se tornará grande amiga de Solange (Luciana Vendramini)
Josi (Thati Lopes) – Grande aliada de Mariane (Kéfera Buchmann) nos planos para afastar Cris (Vitória Strada) e Alain (João Vicente de Castro). Trabalha como figurinista do longa do diretor.
Daniela (Renata Tobelem) – No longa de Alain (João Vicente de Castro), é assistente de produção.
Sergio (Marcio Machado) – No filme de Alain (João Vicente de Castro), é o responsável pela cenografia.
Claudio (Pedroca Monteiro) – No longa de Alain (João Vicente de Castro), é o responsável pela fotografia.
Débora (Luciana Malcher) – Por ser muito famosa, a atriz vai ser alvo de assédio dos habitantes de Rosa Branca. No longa, dará vida a Bendita.
Jorge (Miguel Coelho) – O ator que passa desapercebido nas ruas de Rosa Branca será Danilo no longa.
Núcleo Casarão
Vicente (Reginaldo Faria) – O marido de Margot (Irene Ravache) e avô de Alain (João Vicente de Castro) deixa uma condição para o neto ter acesso a uma quantia em dinheiro: retratar a trajetória de Julia na telona.
Margot (Irene Ravache) – A dona de uma livraria é mulher de Vicente (Reginaldo Faria). Vai se aproximar de Cris (Vitória Strada) quando ver a jovem pela primeira vez e lhe ajudar na construção da personagem da atriz para o filme. Só para a irmã de Gentil (Ana Lucia Torre), Cris vai contar que voltou para os anos 1930 como Julia.
Gerson (Cosme dos Santos) – O braço direito de Vicente (Reginaldo Faria) e Margot (Irene Ravache) é pai de Sheila (Dandara Albuquerque). Sua neta é Flor (Maria Luiza Galhano).
Sheila (Dandara Albuquerque) – Ao deixar a cidade, alega que está atrás de emprego e larga a filha sob os cuidados do pai, Gerson (Cosme dos Santos).
Flor (Maria Luiza Galhano) – Neta de Gerson (Cosme dos Santos), filha de Sheila (Dandara Albuquerque) e amiga de Priscila (Clara Galinari), embora as duas tenham personalidades bem diferentes.
Dalva (Andrea Bacellar) – Funcionária de Margot (Irene Ravache).
Marina (Ana Rios) – Outra funcionária de Margot (Irene Ravache).
Núcleo Isabel
Isabel (Alinne Moraes) – Tão bela como mau caráter, a ex-noiva de Alain (João Vicente de Castro) se envolveu com o primo dele, Felipe (Patrick Sampaio). A jornalista é filha de Edméia (Patricya Travassos) e mãe de mãe de Priscila (Clara Galinari), que alega ser herdeira também de Felipe.
Priscila (Clara Galinari) – A filha de Isabel (Alinne Moraes) e Felipe (Patrick Sampaio), morto antes dela nascer, tem em Vicente (Reginaldo Faria) e Margot (Irene Ravache) como avós. A garota que sente falta de um pai rejeita Alain (João Vicente de Castro), porque para ele, ela representa a traição de Isabel no passado.
Edméia/ Grace (Patricya Travassos) – Vai ter uma ótima relação com a neta, Priscila (Clara Galinari), bem diferente da que tem com a filha, Isabel (Alinne Moraes). Para ela, as forças do além existem.
Núcleo Pensão Rosa Branca
Gentil (Ana Lucia Torre) – Dona da hospedaria que vai abrigar a equipe do filme. Na maioria das vezes, é totalmente mal-humorada e sem freio na língua. Se mostrará fascinada por Américo (Felipe Camargo).
Lenita (Luciana Paes) – Funcionária da pensão da mãe, Gentil (Ana Lucia Torre), embora não goste do serviço. No passado, se casou com Marcelo (Nikolas Antunes). O sonho da mãe de Pat (Debora Ozório) é ser rica e famosa. No entanto, nada faz para atingir esse objetivo.
Pat (Debora Ozório ) – Assim como a mãe também quer famosa. Fará tudo para chegar perto do seu ídolo, Mauro César (Rômulo Arantes Neto), por quem vai se apaixonar. Sua melhor amiga é Michele (Catarina de Carvalho)
Marcelo (Nikolas Antunes) – O advogado foi, na juventude, amigo de Alain (João Vicente de Castro) e Isabel (Alinne Moraes), por quem é apaixonado. Ex de Lenita (Luciana Paes) é pai de Pat (Debora Ozório).
Zezé (Maria Mônica Passos) e Abigail (Andrea Dantas) – Moradoras da pensão de Gentil (Ana Lucia Torre), as primas sempre estão dispostas a se meterem na vida da população.
Valdete (Rosana Dias) – Funcionária de Gentil (Ana Lucia Torre) na pensão. A típica cozinheira de mão cheia.
Núcleo Prefeito
Tavares (Marcelo Laham) – O prefeito da cidade vai tentar fazer com que a mulher, Neusa (Flavia Garrafa), atue no filme de Alain (João Vicente de Castro). Honesto, se sustenta com o salário na prefeitura, o que provoca a ira da mulher. É pai de Michele (Catarina Carvalho).
Neusa (Flavia Garrafa) – A mulher do prefeito convence o marido a deixá-la fazer teste para o filme de Alain (João Vicente de Castro).
Michele (Catarina de Carvalho) – A filha de Tavares (Marcelo Laham) e Neusa (Flavia Garrafa) vai fazer de tudo para a melhor amiga, Pat (Debora Ozório), se aproximar de Mauro César (Rômulo Arantes Neto).
Outros personagens
Hugo (Cadu Libonati) – Funcionário do jornal terá um caso com Gabi (Anna Rita Cerqueira) para provocar Pat (Debora Ozório), de quem é afim.
Dalton (Marcello Scorel) – É o médico da cidade.
Gabi (Anna Rita Cerqueira) – É apaixonada por Hugo (Cadu Libonati) e por causa dela eles iniciam um namoro para provocar Pat (Debora Ozório)
Felipe (Patrick Sampaio) – O primo de Alain (João Vicente de Castro) se envolveu com a namorada dele, Isabel (Alinne Moraes), no passado. É o pai da filha dela. Vai morrer logo após a traição vir à tona.
Senhora (Suzana Faini) – A guardiã da mansão habitada, no passado, por Julia Castelo (Vitória Strada). Dará apoio para Cris (Vitoria Strada) ficar sabendo o que ocorreu em vidas passadas.
André (Emiliano Queiroz) – É ele quem dará a Cris (Vitoria Strada) um objeto que foi de Julia Castelo (Vitória Strada).
Padre Léo (José Santa Cruz) –
Martim (Wal Schneider) – Funcionário de Margot (Irene Ravache) e Vicente (Reginaldo Faria).
Vitor (Guilherme Hamacek) e Jadson (Otávio Cardozo) – Herdeiros de Américo (Felipe Camargo).