O roubo de Alfredo (Nicolas Prattes) ao patrão, Osório (Nicola Siri), não vai impune na novela "Éramos Seis". O filho rebelde de Lola (Gloria Pires) leva uma lição da mãe quando a matriarca descobre seu crime. Ele é obrigado a devolver cada centavo ao antigo patrão em cenas previstas para irem ao ar no dia 24 na trama das seis, antecipa o colunista de TV Daniel Castro, nesta quarta-feira (15). Com isso, Lola deixa de pagar a última parcela da casa, sonho que persegue a família desde o começo da quinta versão do romance escrito em 1943 por Maria José Dupré.
O irmão de Carlos (Danilo Mesquita) decide se vingar de Osório quando um colega do trabalho conta que o patrão revende peças roubadas e descontou de maneira ilegal do seu salário. Para se vingar, Alfredo decide furtar algumas dessas peças para ele mesmo vender. Só que Osório logo descobre que foi passado para trás e demite o rebelde, que não revela para a família o motivo de sua demissão. Nesse meio tempo, Lola já fica desconfiada e manda o primogênito ir atrás da verdade. Carlos logo descobre o motivo da demissão do irmão problema e entrega para a família durante uma nova briga séria com Alfredo.
Sem emprego, o filho de Júlio (Antonio Calloni) manifesta vontade de assumir o lugar do irmão Julinho (André Luiz Frambach) na loja de tecidos de Assad (Werner Schünemman), só que a mãe dá o contra em um primeiro momento. Mas não vou permitir que trabalhe na loja do seu Assad, onde seu pai ganhou a vida, sem limpar o seu nome para mim. Ouviu bem", ordena Lola, prestes a sofrer a perda de um filho. A irmã de Clotilde (Simone Spoladore) pega o que sobrou de suas reservas financeiras e dá Alfredo para ele pagar o que roubou, revoltando o filho. "Vai ser humilhante demais para mim. Isso não faz sentido. O Osório já me demitiu da oficina, por que dar dinheiro para o trambiqueiro? Ele não merece", diz o primo de Justina (Julia Stockler), a ser dopada pela mãe.
A revolta de Alfredo aumenta quando ele fica sabendo que o dinheiro que a mãe lhe deu seria usado para quitar a casa da família. "Não vamos mais discutir o assunto. Ou vem comigo devolver o dinheiro, ou vou sozinha", diz a matriarca, pegando o filho pelas orelhas como se fosse um menino e o arrastando até Osório. "Viemos aqui, seu Osório, devolver o dinheiro das peças que o Alfredo pegou. Imagino que este valor seja suficiente para cobrir o seu prejuízo", afirma entregando o dinheiro a irmã de Clotilde.
Osório fica espantado e tripudia em cima de Alfredo. "Confesso que por essa eu não esperava. Nunca imaginei que o ladrão pudesse ter uma mãe correta. Vejo que tem um bom exemplo em casa, se não segue é porque é safado", dispara. Lola não fica calada e devolve a provocação. O senhor não tem o direito de falar assim do meu filho. Porque ele errou, mas se arrependeu. O que parece não ser seu caso. Então não venha falar de honestidade, o senhor não tem moral para isso. Nós temos ou pelo menos eu ensino a ter. Passar bem", diz antes de ir embora.
Leia também sobre os últimos capítulos da novela "Bom Sucesso": Diogo é dado como morto em incêndio e Alberto toma atitude radical para realizar sonho
(Por Guilherme Guidorizzi)