A versão repaginada da novela "Elas por Elas" nem completou uma semana e já rende divertidos memes na web. E também pode gerar uma briga Judicial e provocar a mudança de título da trama baseada no original de 1982 (conheça aqui a história principal desta versão e relembre os atores já falecidos da primeira versão). Mas porque a Globo pode ter que mudar o nome da sua novela das seis?
É simples. Uma associação cultural mineira registrou o nome "Elas por Elas" e agora afirma ser ela a proprietária do título, revelou o "Metrópoles". O Purepeople procurou a assessoria de imprensa da rede carioca nesta sexta-feira (29) e até o fechamento desta matéria não havia obtido retorno. Vamos então aos fatos.
No começo da década de 1980, a emissora carioca registrou o título "Elas por Elas" no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esses registros possuem tempo determinado e podem ser renovados ou não. Acontece que em 2003, esse registro não foi renovado pela Globo.
No mesmo ano, em Minas Gerais era fundada a Associação Cultural Elas por Elas, registrada no INPI segundo seus representantes. A entidade afirma que a Globo está usando o título ilegalmente e quer vetar a emissora de chamar a novela "Elas por Elas" de..."Elas por Elas".
A associação pede ainda uma multa diária caso a Globo siga usando o título. Por ora, o canal da família Marinho não recebeu a notificação para se defender.
Vale lembrar que em 1981, na faixa das sete e antes de "Elas por Elas", a Globo mostrou a novela "Jogo da Vida". Em 2003, o título foi usado para um programa de auditório da Band comandado por Márcia Goldschmidt. Cinco anos mais tarde, houve uma briga entre SBT e Record TV iniciada após a rede de Edir Macedo adquirir os direitos do programa "Ídolos".
O SBT por sua vez manteve o formato, criando um programa parecido com o nome "Novos Ídolos", mas logo foi impedida pela Fremantle, dona do formato original. A atração do SBT passou a ir ao ar com símbolos no lugar do nome "Novos Ídolos" até ser escolhido o título "Astros".
Em 2011, MC Leozinho entrou na Justiça para impedir o SBT de usar o nome "Se Ela Dança, Eu Danço" em uma atração por se tratar de parte da letra de sua música "Ela Só Pensa em Beijar".