A novela "Elas por Elas " ganha uma nova versão este mês. Escrita por Cassiano Gabus Mendes (1927-1993), a trama foi ao ar originalmente entre maio e novembro de 1982 com 173 capítulos na faixa das sete. Agora, irá substituir "Amor Perfeito" na faixa das seis. A estrutura com sete protagonistas foi mantida, contudo a história enfrentou um imprevisto com a substituição de última hora de Monica Iozzi por Mariana Santos.
O remake reúne nomes como Cássio Gabus Mendes, Maria Clara Spinelli - que rejeita o rótulo de atriz trans -, Mateus Solano, Deborah Secco, Lázaro Ramos - na pele do Mário Fofoca, vivido por Luis Gustavo (1934-2021) na primeira versão, na série de TV e no cinema - e Maria Ceiça - em seu retorno à Globo após 20 anos.
Dos atores principais, só 11 estão vivos: Joana Fomm, Esther Góes, Reginaldo Faria, Christiane Torloni, Nathalia Timberg, Herson Capri, Cristina Pereira, Marco Nanini, Thaís de Campos, Cássio Gabus e André De Biase.
Infelizmente, duas atrizes da versão original faleceram este ano. Maria Helena Dias, a Carmen nos deixou no dia 1º de agosto após alguns dias de internação decorrente de broncopneumonia e trombose em uma das pernas, aos 91 anos. A artista estreou na TV na extinta Tupi no começo dos anos 1950.
Depois passou pela Excelsior e Record, até chegar à Globo em 1968, com "A Grande Mentira". A artista esteve no original de "Ciranda de Pedra" (1981) e trabalhou ainda na Manchete. Seis dias depois, Aracy Balabanian morreu aos 83 anos em decorrência de um câncer no pulmão; ela interpretou a Helena. Relembre agora outros atores da primeira versão da novela e que já morreram.
Além de Maria Helena e Aracy, outros artistas deixaram saudade nos fãs. Relembre
- Eva Wilma: a Márcia da trama morreu em maio de 2021 aos 87 anos por conta de um câncer no ovário. Na vida real, ela foi casada com Carlos Zara entre 1979 e 2002, ano da morte do ator. Zara tinha72 anos, foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Em "Elas por Elas" foi o Jaime.
- Sandra Bréa: também em maio, mas de 2000, a atriz morreu aos 47 anos. A artista foi vítima de insuficiência respiratória. Em "Elas...", foi a Patinha.
- Mila Moreira: a atriz foi vítima de parada cardíaca em dezembro de 2021. A Marlene da trama tinha 75 anos e foi casada com Luis Gustavo, intérprete do Mário Fofoca, morto no mesmo ano por complicações de um câncer aos 87 anos.
- Lauro Corona: galã dos aos 1980, morreu em julho de 1989 aos 32 anos. O ator foi vítima de uma série de complicações. Na época, estava no ar na novela "Vida Nova", da qual precisou se afastar. Em "Elas..." foi o Gil.
- Mário Lago: o intérprete do Miguel morreu em maio de 2002 aos 90 anos por embolia pulmonar. O veterano foi ainda poeta e compositor.
- Laerte Morrone: o Roberto da novela morreu em abril de 2005 aos 72 anos por conta de complicações pulmonares.
- Felipe Carone: o ator morreu em março de 1995 aos 74 anos por complicações de um câncer. Ele deu vida ao Evilásio na trama.
A eles se juntam Ivan Cândido (morto em maio de 2016 aos 87 anos por conta de uma pneumonia; o ator viveu o Rubão) e Lupe Giglotti (a irmã de Chico Anysio tinha 84 anos e morreu em dezembro de 2010; a artista deu vida a Vilma).
Entre os que fizeram participações especiais, Fábio Sabag, Francisco Milani, Germano Filho, Heloísa Millet, Ilka Soares, Jorge Cherques, Manolo Otero e Neuza Amaral.