Amália (Marina Ruy Barbosa) vai desfazer a amizade com Diana (Fernanda Nobre) na novela "Deus Salve o Rei". A briga acontece quando a criada consegue convencer Selena (Marina Moschen) a contar onde estão Afonso (Romulo Estrela) e a plebeia, fugitivos desde a tentativa frustrada de sequestrar Rodolfo (Johnny Massaro). "Eu só queria saber como vocês estavam. E oferecer ajuda", diz em cenas previstas para irem ao ar nesta quinta-feira (19), adianta o colunista de TV Daniel Castro. "Obrigada, Diana. De coração", responde a vendedora de caldos, vítima de tentativa de assassinato por Catarina (Bruna Marquezine).
Diana conta, então, que o soberano de Montemor continua atrás dela e do marido, a ser condenado a trabalhos forçados em uma pedreira. "Infelizmente o rei não dá nenhum sinal de que vá desistir de caçá-los", alerta. "Mesmo que ele desistisse. Tenho certeza de que Catarina nunca nos deixaria em paz. Você sabe que aquela mulher me odeia", responde a comerciante, surpreendida quando a amiga sai em defesa da vilã. "Você sempre a desafiou, desde a época do problema com a feira de Artena. É natural que ela...", diz. "Não, Diana, não tem nada de natural. E você sabe muito bem disso. O que talvez não saiba é que tudo o que ela faz é para separar Afonso de mim", rebate a filha de Martinho (Giulio Lopes), que será vítima fatal de um surto de peste. "Diana, se você por acaso já escutou alguma coisa a respeito disso... Aliás, você já deve ter escutado muitas coisas dentro daquele castelo", acrescenta Amália. Receosa, a criada de Catarina tenta mudar de assunto: "Eu não me meto em assuntos pessoais da rainha".
Nesse momento, Amália tem uma ideia. "Pensando bem... Talvez você pudesse me ajudar. Tentando descobrir alguma coisa, alguma informação", diz ela, que será raptada por Virgílio (Ricardo Pereira) quando o marquês evita sua morte. "Você quer que eu espione a rainha?", pergunta Diana. E a mulher de Afonso assente: "Isso poderia me ajudar muito, Diana". Mas a criada é enfática ao dizer que não vai participar do plano da amiga. "Eu não sou esse tipo de pessoa, Amália. A rainha me deu um emprego, me trata direito. Bem ou mal eu devo lealdade a ela", afirma. "Você não pode estar falando sério", dispara a vendedora, espantada. "Sinto muito, mas estou. Eu estou disposta a lhe ajudar, mas isso não significa que eu vá trair uma pessoa que me estendeu a mão num momento em que eu tanto necessitava", reforça a criada.
A fala da arrumadeira deixa a ruiva espantada. "Eu não acredito que você tenha tamanha consideração por uma pessoa como Catarina", esbraveja se referindo à filha de Augusto (Marco Nanini), trancado em quarto a mando da víbora. "Bom, talvez tenha sido um erro ter vindo aqui. O tipo que de ajuda que eu estou disposta a lhe oferecer, parece que não lhe interessa", aponta Diana. "Desculpe, mas o que não me interessa é ter uma amiga que deve lealdade a alguém como Catarina. Porque eu realmente não sei se poderia confiar numa pessoa assim", finaliza a plebeia.
(Por Guilherme Guidorizzi)