Aos poucos, os planos de Catarina (Bruna Marquezine) vão se concretizando na novela "Deus Salve o Rei". A vilã do folhetim medieval é coroada rainha de Artena quando o conselho de Cália dá seu pai, Augusto (Marco Nanini), como morto. Assim, Afonso (Romulo Estrela), com quem a megera irá se casar, é obrigado a entregar a coroa para a rival de sua noiva, Amália (Marina Ruy Barbosa). Isso acontece ao mesmo tempo em que Catarina manda implodir a mina de Montemor para arruinar de vez com as finanças do reino e, dessa forma, forçar a união com o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro). A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (6).
Alvo das chantagens de Otávio (Alexandre Borges), que sabe que ela mantém o pai preso, Catarina se vê obrigada a morar com o rei da Lastriha após ser colocada para fora do castelo por Amália. Os dois decidem partir para o reino vizinho exigindo que o noivo de Amália entregue a coroa para a vilã. "Viemos tão somente lhe cobrar uma promessa, Afonso. Que você coroe Catarina rainha de Artena e devolva a ela suas terras", avisa o soberano, que irá fazer sexo a força com a vilã. No entanto, o rei de Montemor joga um balde de água fria no casal. "Ainda não é o momento para isso", avisa, tirando a filha de Augusto do sério. "Como não?! Eu exijo ser coroada!', protesta.
Quem se intromete na conversa é Amália, que ao ver o reino em ruína opta por cancelar seu noivado com Afonso. "Você não está em condição de exigir nada". Já o rei de Montemor conta que vai aguardar o aparecimento de Augusto para cumprir o que prometeu. Cínica, Catarina age como se não soubesse do paradeiro do pai. "Ninguém mais do que eu quer ver meu pai vivo e bem, mas a cada dia que passa eu sinto que isso não vai acontecer", dispara. Só que a vilã sequer desconfia que o pai se aliou a Virgílio para escapar dela. E reforça seu pedido: "O meu reino não pode ficar parado, em ruínas, esperando eternamente que meu pai apareça!".
Otávio resolve interceder a favor da víbora. "Só há um jeito de resolvermos esse impasse: levando a questão para o conselho da Cália", diz. Logo depois, Otávio e Afonso se encontram com os reis das regiões vizinhas. Mais uma vez, o conselho se posiciona contra o irmão de Rodolfo, decide dar Augusto como morto e entregar a coroa para Catarina.
Tentando evitar a união de Afonso com Catarina, Amália vai atrás da rainha da Lúngria (Bia Sion) e é surpreendida pela soberana. Ela propõe que a filha, Beatriz (Paula Fernandes), tenha um casamento de fachada com o rei uma vez que a princesa está grávida de um plebeu.
(Por Guilherme Guidorizzi)