A novela "Bom Sucesso" vai misturar moda com os clássicos da literatura mundial de uma forma muito criativa nos próximos capítulos: personagens clássicos dos livros irão inspirar looks desenhados por Nana (Fabiula Nascimento) e costurados por Paloma (Grazi Massafera) em um desfile que contará até com a participação de Eliza, personagem revivida por Marina Ruy Barbosa em participação especial na novela das sete após convite do diretor, Luiz Henrique Rios.
Para fazer as vendas da Prado Monteiro aumentarem, a filha de Alberto (Antonio Fagundes) e a costureira elaboraram uma coleção-cápsula e livros nacionais como "Dom Casmurro", "Senhora" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" aparecem na lista dos clássicos escolhidos. Da obra de Machado de Assis, Capitu serve como inspiração para um vestido em tom de rosa lavado. "Traz uma sensação de 'o romance está no ar'. Vários corações flechados foram aplicados numa base de tule com as mangas bordadas que retratam essa personagem que buscava viver um grande amor", definiu a figurinista Rô Gonçalves. A sobriedade e os tons neutros predominam, por sua vez, na representação de Aurélia, do romance de José de Alencar. "A nobreza do tecido com flores aplicadas traduzem a riqueza e elegância da personagem de 'Senhora'", disse a stylist. O floral, queridinho clássico do mundo fashion, se destaca na homenagem à obra de Jorge Amado. "Para retratar uma mulher apaixonada pelo seus dois maridos, em 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' escolhemos flores e mais flores", indica Rô.
Apesar de estarem no mundo da ficção, os vestidos criados para a novela refletem algumas trends atuais, como o branco - tom que deve se destacar no verão. "Foi a cor escolhida para retratar a pureza da personagem que fez Don Juan se apaixonar e deixar de lado sua vida de sedutor, em 'Don Juan Tenório'", explicou sobre o longo que retrata Dona Inês do autor José Zorrilla. Os terrosos também aparecem na representação de Hester Prynne, do livro "A Letra Escarlate", de Nathaniel Hawthorne. "A inspiração para este vestido veio das florestas, que dão o ar dramático em que vivia a personagem no século XVII: uma rígida comunidade puritana. O sapato na cor vermelho é a marca escarlate", detalhou. A obra "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, serviu de inspiração para um moderno conjuntinho. "Esse modelo com pantalona e transparência retratam a mulher que ela era e que vivia à frente do seu tempo".
A novela traz ainda looks inspirados em personagens de clássicos que ganharam uma versão nas telonas, como "Alice no País das Maravilhas", "A Bela e a Fera", "Peter Pan" e "O Corcunda de Notre-Dame". "A lógica absurda, que é uma característica dos sonhos de 'Alice no País das Maravilhas', é retratada com essa mistura de tecidos com estampa de árvores, frases soltas e babados que se entrelaçam e dão uma sensação onírica", relatou a figurinista sobre a peça desfilada por Gabriela (Giovanna Coimbra) e baseada na obra de Lewis Carroll. Para trazer a doçura de Wendy, da ficção de J. M. Barrie, foram misturados diferentes elementos. "O pó de pirlimpimpim foi a grande inspiração. O vestido é todo de tule com pétalas recheadas de maxi paetês. No universo de Paloma, o brilho do Carnaval traz alegria e nada melhor que retratar isso na personagem de 'Peter Pan'", adiciona Rô. Confira esses e mais looks na galeria acima!
(Por Marilise Gomes)