O aclamado sucesso da Rede Globo, 'Avenida Brasil', agora terá uma versão turca. Em acordo inédito, a emissora vendeu os direitos da novela para a Turquia, o que significa que a trama pode ser remexida conforme a preferência dos autores e direção.
O canal Ay Yapim - conhecido na Asia Menor, Oriente Médio e parte do Leste Europeu - vai receber carta branca para fazer as adaptações necessárias, como o próprio nome que, em turco, corresponde a 'Bulvar Brezilya'.
O acordo foi feito no MipCom, maior vitrine de conteúdo audiovisual do mundo, na França. Diante da popularidade das novelas turcas no Globoplay, como 'Fatmagül: A Força do Amor', a negociação procedeu de forma mais branda, com direito a consultoria artística de João Emanuel Carneiro e dos Estúdios Globo.
"É uma delícia saber que a primeira adaptação de Avenida Brasil acontecerá em um país que adora novelas e que se tornou um dos mais prolíficos produtores e exportadores do gênero no mundo", diz Carneiro.
Desde sua exibição original em 2012, 'Avenida Brasil' tornou-se um dos produtos mais vendidos pela emissora carioca, isto é, mais de 148 países assistiram a trama de Carminha (Adriana Esteves ) e Nina (Debora Falabella ) - para a ONU (Organização das Nações Unidas) chega a 193 Estados.
Como a Turquia preza por uma cultura mais conservadora, é possível uma redução no número de cenas calientes, como beijos e sexo. No entanto, cenas de violência não atrapalham a região, logo, embates de brigas, como o próprio enterro de Nina viva podem ser mantidos.