Se Deborah Secco interpreta uma mulher rica e poderosa em 'Elas por Elas ', a realidade foi bastante diferente em 'América'. A trama de Gloria Perez estreia no Viva em novembro e traz um dos papeis mais sofridos da atriz ao longo de sua carreira.
Os fãs da atriz poderão vê-la em dose dupla: no horário das seis, como Lara, mulher que busca descobrir quem foi a amante do seu marido Átila (Sérgio Guizé ) e na TV por assinatura como a batalhadora jovem que deseja um lugar ao sol.
Em 'América', Sol sonhava em melhorar de vida e, assim, trazer mais conforto para a família no Brasil. Logo, surge uma oportunidade de enriquecer nos Estados Unidos, o que a faz partir para o exterior de forma ilegal.
Andar no deserto, ficar presa dentro do porta-luvas do carro, ficar sem banho, entre outros perrengues foram comuns entre os conflitos iniciais da personagem. Porém, os principais problemas se misturam entre a ficção e realidade, já que Deborah Secco precisou encarar situações constrangedoras para gravar a trama das oito.
Curiosamente, a atriz precisou entrar no rio de calcinha e top com temperatura de apenas -2ºC. Parte das confusões de Sol também foram refletidas na vida real, como correr no deserto.
Para sobreviver, muitos imigrantes ilegais são obrigados a trabalhar durante horas em lojas, mercados, farmácias, etc. Nesse sentido, a atriz revelou que trabalhou no McDonald´s, na cidade americana de Boston, durante um dia para conhecer a dinâmica de quem investe na vida fora do país de origem. Entre as funções, a musa precisou servir os clientes e lavar o chão da lanchonete.
Por fim, a atriz não foi a única que aprendeu a lidar com os desafios diários da imigração ilegal. Durante o período de pesquisas, Jayme Monjardim, diretor da trama, o ator Thiago Lacerda e uma produtora foram detidos pela polícia americana por estarem gravando imagens na fronteira dos Estados Unidos.
A novela 'América' foi exibida em 2005, contando com uma legião de atores, como Gloria Perez gosta de trabalhar. De lá para cá, diversas personalidades faleceram, deixando um vazio na teledramaturgia.