A primeira semana de reexibição de 'Alma Gêmea' no Vale a Pena Ver de Novo já mostra que a novela tem elementos que a prendem do início ao fim.
Sucesso de 2005 no horário das seis, a trama de Walcyr Carrasco impressionou por falar sobre reencarnação de uma forma transparente e simples, sem chocar o público.
Tudo começa a partir de uma determinada cena: a morte de Luna (Liliana Castro), pois o assassinato que acaba com o amor de Rafael (Eduardo Moscovis ) é o chamariz para o mocinho conhecer Serena (Priscila Fantin ), que reencarna no corpo da jovem 20 anos depois.
A cena da morte de Luna é recheada de ação, vilania e suspense. Na ocasião, Adelaide (Walderez de Barros) dará a Luna as joias da família, justamente por ela ser a primeira neta a ter um filho. Esse presente aumentará a inveja de Cristina (Flavia Alessandra ), que conduzirá um plano diabólico para acabar com o casal.
Luna fará uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo, sendo este o momento para ela usar a joia oferecida pela avó. Cristina armará um roubo. Para isso, mandará Guto (Alexandre Barillari) roubar o presente na saída do teatro.
Após a apresentação de Luna, Guto e seu aliado abordarão a bailarina e pedirão as joias. Rafael, ao lado da amada, não cederá e enfrentará Guto, que atirará nele. No entanto, Luna se jogará na frente do marido e morrerá em seu lugar. Guto e o comparsa fugirão com as joias, enquanto Rafael sofrerá ao lado da mulher ferida.
Luna não resistirá aos ferimentos após chegar ao hospital, e na direção da Luz, ouvirá a voz de Rafael desejando que ela retorne. Desse modo, nasce Serena em uma aldeia indígena, reencarnada na primeira esposa de Rafael.
Todo acontecimento acontecerá a partir do capítulo desta quarta-feira, 1º de maio, originando em uma história de amor, perdas, resgate e vilania.