Bernardo (Felipe Camargo) passou mais de 20 anos sendo dado como morto e separado de seu grande amor, Emília (Ana Beatriz Nogueira), na novela "Além do Tempo". Mas no capítulo desta quinta-feira (27), os dois vão finalmente se reencontrar, protagonizando um dos momentos mais esperados da trama das seis da Globo. Certa de que o pai de sua filha está vivo desde que encontrou uma de suas rosas, a mãe de Lívia (Alinne Moraes) se emociona ao vê-lo e o casal se beija, emocionado.
A partir da abertura do caixão, que foi a confirmação de que Bernardo está vivo, Emília está esperando com angústia, mas otimismo, o retorno do amado. Enquanto isso, Lívia está infiltrada no casarão dos Castellini como criada, a fim de investigar o paradeiro do pai.
Tudo acontece depois que a conzinheira se despede de Gema (Louise Cardoso) e Chico (João Gabriel D'Aleluia), após ter recebido uma breve visita dos dois, e fica cantarolando e tocando bandolim no jardim de sua antiga taberna. Pensativa e nostálgica, ela verbaliza seus pensamentos: "Quando você vai chegar, Bernardo... Quando...? Tanta saudade de você... Tanto amor...", diz, ao "abraçar" uma árvore, com os olhos fechados.
Bernardo surge e chama Emília de Allegra
Bernardo, que está perambulando pela mata há tempos, sob a proteção de Ariel (Michel Melamed), aparece e pousa sua mão sobre a de Emília. Mesmo que ainda esteja um tanto desorientado, o filho de Vitória (Irene Ravache) reconhece a amada e a chama de Allegra, seu codinome da juventude.
A mãe de Lívia estremece ao ouvir a voz do amado e sorri, incrédula. Os dois, bastante comovidos, custam a acreditar que finalmente estão diante um do outro, até que se beijam e são tomados pela felicidade do momento.
Porém, essa alegria não vai durar muito. Caçado pelos capangas da condessa, Bernardo vai sumir na mata novamente e acabará sendo capturado por Bento (Luis Carlos Vasconcelos). E Raul (Val Perré), na tentativa de ajudá-lo, tambémse torna prisioneiro do homem de confiança de Vitória.
(Por Samyta Nunes)