Otniel (Leonardo Miggiorin ) foi perseguido por muito tempo pela prima, Acsa (Marisol Ribeiro), mas com o tempo, na novela "A Terra Prometida", a vilã passou a ver o guerreiro com outros olhos. E o filho de Quenaz (Zeca Carvalho) vai pedir a filha de Calebe (Milhem Cortaz) em casamento, na trama bíblica da Record, em nova reprise desde outubro de 2024.
Depois de terem beijo impedido, sem querer, por Iru (Guilherme Boury), os jovens finalmente vão se beijar no folhetim de Renato Modesto. O momento de amor acontece quando Otniel elogia Acsa depois que a garota chama a atenção de Mara (Cristiana Oliveira).
É que a vilã, a essa altura já aliada de Racal (Marcelo Argenta), provoca novamente a família de Raabe (Miriam Freeland) por duvidar da cura da lepra de forma milagrosa de Milah (Elizângela). Após o beijo, o guerreiro, futuro primeiro juiz de Israel, procura o tio, Calebe, e pede a mão da hebreia em casamento.
Já na reta final da novela, as coisas não vão andar nada bem para Aruna (Thais Melchior). É que a mulher de Josué (Sidney Sampaio) vai levar uma flechada do próprio irmão, Tobias (Raphael Vianna) em plano do Monstro Hebreu contra Zaqueu (Ricky Tavares).
A hebreia vai cair em um rio, desaparecer e ser dada como morta, para desespero do marido e de Zaqueu, que irá se considera culpado. Ainda no folhetim, a morte de Maquir (Alexandre Slaviero) vai enlutar o acampamento hebreu.
Após pedir desculpas para Rune (Douglas Sampaio) e Livana (Letícia Medina), por ter perseguido o casal e empilhado maldades, o filho de Haniel (Paulo César Grande) entra na frente do antigo rival, paralítico desde meados da trama, durante uma batalha quando ele, Rune, é empurrado de cavalo por um cananeu. Maquir acaba ferido, não resiste e perde a vida.
Já em um outro confronto, Rune impede a morte de Zaqueu, quando o hebreu se vê cercado por dois soldados de Canaã. "Você salvou a minha vida!", vibra o marido de Chaia (Juliana Boller). "Estamos quites, meu amigo! Você já salvou a minha vida também", responde o marido de Livana.