Na novela "A Lei do Amor" o que não faltam são reviravoltas. A saga dos mocinhos que lutam pelo amor e contra os vilões envolve muitos segredos que foram sendo revelados ao longo desses 100 capítulos da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. E para celebrar esse marco, o Purepeople compilou abaixo as 15 momentos do folhetim em que o rumo da história e atitudes dos personagens nos surpreendeu. Vamos relembrar?
Depois de toda a história de amor vivida na primeira fase acabar com o flagra armado por Magnólia (Vera Holtz), a segunda fase da novela já começa bombástica: Pedro (Reynaldo Gianecchini) volta a São Dimas a pedido do pai, vinte anos depois, e a primeira pessoa que reencontra é justamente Helô (Claudia Abreu). E pouco tempo depois Fausto (Tarcísio Meira) conta ao filho tudo que ele e a vilã fizeram para acabar com seu romance, no passado.
Um dos mistérios começa aí. Pela movimentação da nas cenas, percebemos que há algo muito pavoroso sobre Magnólia, que foi descoberto por Fausto e Suzana (Regina Duarte). Mas quando eles conseguem reunir provas e partem para Bragança Paulista para desmascarar a vilã, sofrem um atentado. A secretária morre, e o patriarca dos Leitão perde a fala e os movimentos. Surge a dúvida: quem terá sido o mandante? Muitos personagens são suspeitos.
Essa pegou muita gente de surpresa. Pedro e Letícia (Isabella Santoni) principalmente, é claro. Apegada a Tião (José Mayer), a jovem acaba de enfrentar a leucemia e descobre que é filha do primeiro namorado de sua mãe, que por acaso é tio de Tiago (Humberto Carrão), seu noivo, o que faz dos dois primos. A revelação detona uma crise em sua relação com Helô (Claudia Abreu), que chega a dar um bofetada na filha.
Depois de ficar noivo de Letícia, Tiago não resiste à paixão que sente pela garçonete que ele conheceu na festa de aniversário da noiva e termina a relação para viver seu amor com Isabela (Alice Wegmann). Contudo, Tião está determinado a unir sua família à dos Leitão e deixa claro que não vai assistir à infelicidade da enteada sem fazer nada.
A obsessão de Tião pela madrasta de Pedro (Reynaldo Gianecchini) é explicada pelas lembranças do vilão, que foi marcado a ferro por Mág há mais de 40 anos. Apesar de estar planejando sua vingança há tanto tempo, ele tem uma ausência e, pensando que vai morrer surpreende a megera com um beijo.
Que Isabela estava correndo risco de morte, o público já sabia, mas daí a imaginar que a culpa recairia sobre o próprio Tiago... Quem diria? A maneira como a estudante desaparece deixa todo mundo intrigado, menos o público, que viu Fininho (Hugo Resende) entrar na lancha e fazer o "serviço" encomendado por Tião. Mas mesmo assim, o paradeiro de Isabela é outro mistério, principalmente para Tiago.
Sempre acusada de ter dado o golpe da barriga, a ex-garota de programa resolveu empreender para salvar a tecelagem da falência. Ao saber das dívidas em que a família está se afundando, Luciane (Grazi Massafera) teve a brilhante (e rentável) ideia de produzir roupas de novela. Além de organizar a confecção, a loira foi pessoalmente vendê-las nas ruas, como camelô.
Demorou mais de 20 anos para Vitória (Camila Morgado) dar uma reviravolta em sua vida, se libertar do jugo do marido e da mãe e largar Ciro (Thiago Lacerda). Mas logo quando ela resolveu ir ser feliz com Augusto (Ricardo Tozzi), Beth (Regiane Alves), a mulher do prefeito voltou dos Estados Unidos para infernizar a vida dos dois. Mas agora todo mundo já sabe que isso não foi mera coincidência.
Com alto índice de rejeição do público, Letícia precisou mudar completamente de lado na trama e até de personalidade. A grande reviravolta da personagem aconteceu quando ela percebeu as maldades de Tião, pediu perdão à mãe e decidiu aceitar Pedro como seu pai, para felicidade de Helô, que sempre quis vê-los juntos como pai e filha. Além disso, a economista deixou o vitimismo de lado e assumiu as rédeas de sua vida, passando a trabalhar na tecelagem para ajudar a salvar a empresa da nova família.
Manipulado por Mág, Tião encomendou um segundo atentado contra Fausto, mas o patriarca dos Leitão escapou da morte novamente, desta vez salvo por Helô. A ironia é que na primeira fase, Helô (Isabelle Drummond) se ajoelhou diante de Fausto, pedindo que ele retirasse a queixa contra seu pai, que estava correndo risco de morte na cadeia, mas o sogro se recusou a ajudá-la, à época. Vinte anos depois é a vida dele que fica nas mãos da mocinha, e ela não hesitou em salvá-lo.
Por esse casal improvável ninguém esperava! A revelação do caso entre Mág e Ciro foi um choque para todos, principalmente para Vitória, coitada, que passou mal e teve um parto prematuro depois de ver a mãe na cama com o ex-marido. Mas também, quem poderia cogitar a possibilidade de tanta sordidez? Como se não bastasse esse segredo, o mau-caráter também escondeu Silvia (Regina Braga), a mãe cega, durante todos esses anos. Inacreditável!
Depois de ter garantido a Letícia que seu amor se transformou em amizade e ter chorado no ombro dela por Isabela, eis que Tiago se reapaixona pela ex. Isso por si só já seria uma reviravolta, mas não satisfeitos, os autores resolveram trazer uma personagem para lá de misteriosa, uma pseudo-fantasma ou gêmea má, para o casamento dos dois. Com a desculpa de entregar um currículo para Gigi (Mila Moreira) a bela Marina morena, com o perdão do trocadilho, apareceu na igreja e viu os noivos dizerem "sim" no altar. Para decepção de muitos, ela não fez um escândalo para impedir a união e nem se revelou Isabela, o que deixa todo mundo confuso: é ou não é Isabela?
Que Flávia (Maria Flor) havia sido adotada por Salete (Claudia Raia), todos já sabiam, mas a revelação de que a DJ é filha biológica de Tião (José Mayer) foi uma surpresa e tanto. Para complicar ainda mais, a moça descobriu que é fruto de um estupro e sofreu muita rejeição de Cidália (Susana Ribeiro), a mãe biológica, que acabou morrendo. Ironia do destino, Flávia é filha do homem que atentou contra a vida de seus dois melhores amigos: Isabela e Zelito (Danilo Ferreira dos Santos).
A verdade sobre a suposta "santa" de São Dimas foi revelada em grande estilo, com direito a exposição do vídeo de Mág e Ciro na cama em um telão e outras telas espalhadas pela galeria de Helô. Além disso, a presença de Fausto de pé e falando surpreendeu a vilã e a todos que não sabiam de sua recuperação. Mas logo depois de desmascarar a megera, o patriarca dos Leitão não resiste e morre. A viúva pensa que vai ser dar bem, mas aí vem uma nova reviravolta da na trama: ela herda um terreno invadido e fica sem ter para onde ir, já que Pedro a expulsa da mansão. E agora, dona Magnólia? Será o fundo do poço?
Tião tanto fez que conseguiu trazer Laura (Heloisa Jorge), uma ex-namorada de Pedro, para o Brasil, a fim de minar a relação de Helô com o arquiteto com o veneno do ciúme. Mas o plano do vilão vai sair ainda melhor que a encomenda, pois além de ter vivido um romance com o velejador, a angolana omitiu que tem uma filha com ele.
(Por Samyta Nunes)