A armação para separar Pedro (Chay Suede / Reynaldo Gianecchini) de Helô (Isabelle Drummond / Claudia Abreu) permanece em segredo por mais de 20 anos, mas será revelada nos próximos capítulos da novela "A Lei do Amor". O velejador volta ao Brasil a pedido do pai a pós duas décadas, e discute com a ex ao encontrá-la em Paraty. Quando chega a São Dimas, Fausto (Tarcísio Meira) conta que Suzana (Gabriela Duarte / Regina Duarte) participou do complô para separá-lo da namorada e ele confronta a secretária, revoltado. As informações são da colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut.
Sentindo-se culpado pelo que fez no passado, Fausto chama o filho para uma conversa séria e revela: "O afastamento de vocês foi um complô. Houve uma armação para separar você da Helô, filho!". Incrédulo, o arquiteto pergunta: "O senhor está dizendo que armou para me separar da Helô?". "Ela virar modelo, ter ido para o Japão, aquilo tudo foi arquitetado para afastar vocês um do outro!", responde o político.
Em sua defesa, o patriarca diz que fez o que fez por causa do ódio de Helô pelos Leitão; se justifica garantindo que sua atitude foi para protegê-lo, por medo do desejo de vingança da moça. Deduzindo que além dele, Gigi (Mila Moreira) e Mág (Vera Holtz) também participaram da armação, Pedro questiona quem mais estava na empreitada e Fausto entrega que Suzana fez parte do plano.
Pedro confronta Suzana
O acerto de contas acontece em seguida. Pedro vai tirar satisfação com a secretária, revoltado, e a confronta: "Como pôde ser tão baixa? Como pôde fazer isso comigo?". Atual amante de Fausto, Suzana tenta se explicar: "Em condições normais jamais faria. Mas, quando minha irmã morreu, fui obrigada a largar meu emprego em São Paulo para criar meu sobrinho. Precisava de trabalho. E a Magnólia me contratou para seduzir você!".
Ela continua arrependida do que fez, e conta como foi o flagra: "Eu fui baixa, mas ela foi muito pior que eu e seu pai, Pedro! Era a Mág que atendia ao telefone e dizia à Helô que você não estava. Ou tinha viajado comigo para Ilhabela! Assim que a Helô chegou de Tóquio, foi direto para a chácara. E, quando abriu a porta do quarto, você estava dormindo, e eu ao seu lado na cama. Nua! Ela só podia acreditar a gente tinha um romance, Pedro!". Ao ouvir o relato ele reage, indignado: "Que nojo! Quanta maldade, quanta sordidez!".
Nos capítulos seguintes Suzana sofre um atentado ao lado de Fausto e acaba morrendo. Conheça todos os personagens da segunda fase da novela no nosso quem é quem.
(Por Samyta Nunes)