O artesanato das mulheres do projeto Teçume, na Amazônia, foi a grande inspiração para a nova coleção da Grazi Eyewear, marca de óculos de Grazi Massafera. Entre as peças feitas por elas, uma das mais famosas é a bolsa Paricá, de cipó ambé trançado. "O trabalho desta comunidade de mulheres é encantador, não só pela beleza e criatividade das peças, mas também pela valorização de uma cultura local tão rica, que se desdobra em educação, renda e proteção das florestas", disse a atriz, cuja filha, Sofia, também se interessa por moda. "Quando conheci o trabalho das artesãs, logo comecei a imaginar uma coleção inspirada por ele", completou.
A coleção, que já chegou às lojas, conta com 10 modelos diferentes, sendo seis de receituário e quatro solares. O trabalho das artesãs se reflete em adornos que lembram o trançado característico das bolsas que criam, além de enfeites inspirados nas sementes e tramas originárias da região. "Esta sétima coleção é especial, pela primeira vez realizada em parceria com uma ONG e com renda revertida para projeto de inclusão social. Estou feliz por este momento, além da coleção linda que esta parceria gerou, é uma forma de divulgar e apoiar o trabalho destas mulheres incríveis", vibrou Grazi. Os preços dos óculos variam entre R$ 250 e R$ 350.
Morena desde que precisou pintar os fios para dar vida à vilã Lívia, de "O Outro Lado do Paraíso", Grazi Massafera, que também sofreu uma mudança no estilo por conta da filha, contou como reagiu ao se ver com o novo cabelo. "Susto de me olhar e não acreditar, não me reconhecer. Passava no espelho, em reflexo de porta e vidro e me perguntava quem era essa pessoa. Acordava de manhã e me perguntava onde estava meu cabelo... Passei por todas as crises", admitiu. Ela, no entanto, já se acostumou com o visual e aprovou o resultado: "Estou amando!"
(Por Vanessa Nogueira)