Ney Matogrosso completa 72 anos de vida nesta quinta-feira (1º), seguindo em turnê comemorativa pelos seus 40 anos de carreira. Com a ótima receptividade nos shows, o espetáculo "Atento aos Sinais" retorna a Porto Alegre, onde esteve em março.
O cantor, ator, diretor e iluminador nasceu no dia 1 de agosto de 1941, em Bela Vista, São Paulo, e foi registrado como Ney de Souza Pereira (o nome artístico Ney Matogrosso foi adotado em 1971, quando se mudou para a capital). Integrou o grupo Secos & Molhados entre 1971 e 1974, após iniciar sua carreira solo com o disco "Água do Céu Pássaro", no ano seguinte ao grupo encerrar suas atividades.
É considerado pela revista "Rolling Stone" o 3º maior cantor brasileiro de todos os tempos (O ouro foi para Tim Maia ) e o 31º maior artista brasileiro de todos os tempos.
Matogrosso construiu um repertório versátil e de qualidade unindo canções poéticas e de gêneros híbridos do "Secos e Molhados" com suas interpretações de outros compositores do país, entre eles Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim. Em 1983 já possuía dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro.
Além do destaque pelo timbre de voz, ele também é conhecido por suas performances ao vivo. Sua maquiagem cênica e vestuário exótico, usados desde os anos 70, se tornaram uma marca registrada do cantor.
O artista tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem "Depois de Tudo", dirigido por Rafael Saar, e no filme "Luz das Trevas" de 2009, dirigido por Helena Ignez.