Começou nesta quinta-feira, 6 de setembro de 2018, o calendário oficial da Semana de Moda de Nova York. Em junho acontece uma outra semana chama de "nova semana de moda de nova york", que conta com apenas quatro grifes. A fashion week americana (a oficial) é a temporada que representa o pontapé inicial de todas as outras ao redor do mundo. Logo depois dela vêm as semanas de Londres, Milão e Paris. No mês que vem acontecem as brasileiras, em Minas, Rio e São Paulo. A Semana de Nova York é considerada pela crítica a mais comercial delas, que apresenta propostas mais "vida real", digamos assim, e traz desfiles de marcas veteranas como Carolina Herrera, Marc Jacobs e Anna Sui, além de nomes mais vanguardistas, como Jeremy Scott, que costuma realizar apresentações com toque divertido. O calendário inclui ainda diversos jantares e presentations de marcas que não necessariamente mostram suas coleções na passarela. Logo no primeiro dia (atenção, a temporada está só começando!) já podemos notar algumas tendências recorrentes nas passarelas. Você já pode ir anotando para somar com outras que aparecerão e ir montando os looks para as próximas estações!
Juntos no mesmo look ou separados – em branco total ou preto total – as cores, as mais clássicas do guarda-roupa de qualquer pessoa, foram mais vistas nas passarelas que o comum. Grifes em diversos estilos apostaram e materiais naturais, algodão e couro para montar looks que podem sim ser básicos. Ou nada básicos, no caso de looks apresentados em algumas grifes, como Tom Ford.
Não é exatamente nova a tendência do animal print e o próprio Tom Ford já usou o recurso em sua coleção passada. Mas a estampa – uma das mais tradicionais do universo fashion – apareceu repetidas vezes em passarelas diversas (incluindo Tom Ford).
Já não é desta temporada que o lavanda está em alta. O tom, além de ultraelegante, fica bem em quase todos os tipos de pele. Além dele, outros tons lavados apareceram nas passarelas, anunciando que o próximo verão deve vir mais suave depois de uma profusão de tons de neon -- tendência que está em alta neste exato momento -- e cores primárias mais vibrantes. Será que vem por aí um color blocking ainda mais novo?
Liso, preto, colorido, com texturas... O material apareceu em algumas das passarelas do primeiro dia, ora em versão femme fatale, ora com uma pegada mais rock and roll. No Brasil não é muito possível usar couro durante o verão, mas as tendências podem ser adotadas para o próximo inverno!
(por Deborah Couto)