Neguinho da Beija-Flor se pronunciou após a morte do neto Gabriel Marcondes, de 20. O jovem foi baleado em um baile funk no Morro da Bacia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (18). Além de Gabriel, outras duas pessoas também perderam a vida. "Agradeço por todas as mensagens de conforto e carinho que estou recebendo de amigos e fãs", escreveu o intérprete da azul e branca em sua conta de Instagram acompanhada de uma foto onde se lê a palavra "luto". Em abril deste ano, o ex-participante do "The Voice Kids" Tuca Almeida foi morto a tiros em Pernambuco.
Na sequência do seu agradecimento, Neguinho explicou que está à frente dos trâmites para o sepultamento. "Peço desculpas aos amigos por não estar atendendo e nem retornando as ligações, mas estou cuidando da burocracia para o enterro, já que o meu filho PC (Paulo César) não está condições de cuidar sozinho de tudo", afirmou. "E fez um pedido. É um momento muito difícil. A dor é enorme. Peço que orem para que o Gabriel siga um caminho de luz. E espero que a polícia e a justiça cumpram seu papel", concluiu o cantor de 71 anos e que há 44 anos conduz a Beija-Flor na Sapucaí.
Também no Instagram, o artista recebeu o apoio de famosos como Gloria Perez, cuja única filha foi assassinada há quase 28 anos. "Deus dê conforto a vocês. Força e fé", desejou a autora. "Meus sentimentos mestre, que Deus console você e sua família", completou o cantor Buchecha. "Meus sentimentos meu irmão amado", acrescentou Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor. "Deus conforte a toda a família. Uma dor como essa é difícil carregar sozinho. Um abraço bem forte, meu amigo", pediu Péricles.
Segundo o portal G1, a Polícia Militar do Rio afirmou ter sido recebida a tiros no baile funk que ocorreu sem autorização. A 58ª delegacia de polícia está apurando o caso bem como a polícia civil. Gabriel chegou a ser levado ao Hospital da Posse, porém ao dar entrada na unidade não tinha mais vida. Um homem foi preso no baile funk por tráfico, tentativa de homicídio e assassinato. Além do neto de Neguinho morreram um rapaz não identificado e Mateus da Silva Gomes.
O ano está sendo marcado por várias despedidas no meio artístico e da cultura em geral. Uma das perdas mais recentes foi do ator Cecil Thiré aos 77 anos. O artista teve um infarto em casa enquanto dormia, assim como Florinda Barbosa, viúva do apresentador Chacrinha (1917 - 1988), na véspera de completar 100 anos. Um câncer no cólon matou o ator americano Chadick Boseman, aos 44 anos. O Brasil se despediu ainda do jornalista Sérgio Noronha (aos 87 anos, em janeiro), do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza (aos 83, em abril), do jurado e compositor Arnaldo Saccomani (aos 71, em agosto) e da atriz Daisy Lúcidi (aos 90, em maio, vítima de coronavírus).
(por Guilherme Guidorizzi)