Produtor musical e jurado de programas do SBT, Arnaldo Saccomani morreu aos 71 anos nesta madrugada (27) em sua casa no interior de São Paulo, em Indaiatuba. Segundo informações do jornalista Felipeh Campos, o produtor sofria de problemas renais há dois meses e vinha passando por seções de hemodiálise. No ano passado, Saccomani chegou a ser levado para uma UTI depois que seus rins passaram a não filtrar mais os resíduos de sangue. A morte do jurado é mais uma baixa para o meio artístico neste ano, que já havia perdido o ator Flávio Migliaccio, o cantor Moraes Moreira, vítima de infarto, o desenhista Daniel Azulay, por complicações de leucemia, o ator Gésio Amadeu, em decorrência de Covid-19, e a atriz Chica Xavier, após luta contra um câncer.
Pelas redes sociais, vários famosos se despediram do produtor, cujo último trabalho, no ano passado, foi a produção do álbum "Além do Tempo", de Larissa Manoela. "Inacreditável!!! Falei muito de você essa semana, indo pra minha live, te imitei, ri das coisas que você falava. Bateu a maior saudade dessa distancia que a gente nem sei porque deixou acontecer! (...) tive a honra de ser produzido por você e cantar suas composições!", escreveu Junno Andrade. Parceiro de Saccomani em vários discos, Rick Bonadio também se despediu. "Grande amigo, mestre e pessoa que me deu as primeiras oportunidades e incentivos na minha carreira na música", definiu, completando: "Talentoso, carismático e o rei dos comentários inesperados mas profundamente pertinentes". "Perdemos um grande mestre", afirmou Latino e "descanse em paz", desejou Flavio Venturini.
Além de jurado de TV e produtor musical, Arnaldo Saccomani foi ainda compositor e instrumentista. Nos anos 1960 chegou a participar de uma banda com espaço para canções da Jovem Guarda, Bossa Nova e Beatles. Foi com o produtor Manoel Berenbein que Saccomani se voltou para a área de produção musical. Suas composições foram gravadas por diversos artistas como Antônio Marcos, Mara Maravilha, Gilliard e pela dupla Cezar e Paulinho. Entre os anos 1970 e 1990 revelou artistas como Tim Maia, Tiririca, Mamonas Assassinas e o grupo Os Travessos. Foi contratado do SBT entre 2006 e 2019, período no qual atuou como jurado e "Ídolos", "Astros", "Qual é o Seu Talento?" e "Programa do Ratinho", além de ter trabalhado na produção musical as novelas da emissora.
(por Guilherme Guidorizzi)