O Brasil se despediu mais cedo da Copa do Mundo 2023. A partida contra a Jamaica também marcou a despedida de Marta com a camisa da seleção em mundiais. Aos 37 anos a atacante anunciou que não pretende disputar mais a competição pelo Brasil, mas deixa seu legado para as mais novas.
Apesar da diferença salarial gritante entre atletas homens e mulheres, Marta se aproxima da aposentadoria definitiva como a maior artilheira da história da seleção brasileira - inclusive da competição masculina -, com 122 gols. Atualmente, a atleta joga pelo Orlando Pride, time dos EUA, onde também conheceu sua ex e atual namoradas.
Carrie Lawrence, atual namorada de Marta, não deixou de comentar a última partida da amada em Copas do Mundo. No Instagram, a zagueira repostou uma homenagem feita pela FIFA à atacante e dedicou uma mensagem à ela.
"Tão orgulhosa e inspirada por você. Você sempre será meu amor", escreveu, em tradução livre.
Ao sair do campo após a final da partida contra a Jamaica, Marta confirmou que essa seria sua última Copa do Mundo pela Seleção. Além disso, a jogadora também fez uma análise sobre as próximas gerações que vestirão a camisa do Brasil.
"Estou grata pela oportunidade que tive, e muito contente com tudo isso que vem acontecendo com o futebol feminino do nosso Brasil e do Mundo. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo", disse.